Bahia, 02 de Janeiro de 2025
Por: A Gazeta Bahia
25/10/2024 - 16:13:18

Aqueles e aquelas que deveriam zelar pela justiça, são os que nos causam repulsa, nos envergonham e nos enojam.

É fato, que há décadas, prefeitos e prefeitas afastadas(os) pelas câmaras municipais e pelos juízes das comarcas de primeira instâncias, localizadas nos municípios do interior da Bahia, viajarem para Salvador, e dois ou três dias depois estarem de volta às prefeituras, desfilando pelas ruas das cidades sob os aplausos dos seus comparsas e gente interesseira.

Em muitos municípios do sul e extremo sul da Bahia, fatos assim, sempre aconteceram. É histórico. Vejam os exemplos de Itapebi, Guaratinga e outras cidades.
Nos últimos dias estão vindo às claras as intervenções por parte do Conselho Nacional de Justiça e da Polícia Federal nos Tribunais de Justiça de alguns estados como, o Maranhão, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Brasília e outros. E agora, mais recentemente, no Mato Grosso do Sul, com a Operação Última Ratio, que culminou com os afastamentos e os envolvimentos de nove desembargadores, e com dezenas de buscas realizadas pela PF.

Os últimos quatro meses, oito desembargadores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ-MT), do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) e do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) foram afastados por suspeitas de venda de sentenças. Segundo as investigações, os casos apontam a influência externa de terceiros nas Cortes dos três Estados.

 

A situação é tão vergonhosa, que somente na casa de um desembargador lá no MS, foram apreendidos cerca de R$ 4 milhões.
Existem até empresários atuando como lobistas nas vendas de sentenças. Advogados assassinados. Observamos uma advocacia em conluios escancarados com assistentes de desembargadores e juízes e outros agentes do judiciário. Essas práticas estão sendo denunciadas e descobertas, vindo à tana através da imprensa nacional e nas redes sociais. Um escândalo atrás do outro!

Diante desses fatos, a dúvida predomina no seio da sociedade. Quem é pior, bandidos criminosos, ou criminosos que liberam os bandidos?

Veja + Notícias/Geral
VÍRUS HIV

Dezembro Vermelho: Especialista destaca importância da testagem e avanços na prevenção ao HIV
A médica infectologista Vanessa Teixeira explica que estar infectado com o vírus HIV não é a mesma coisa de ter Aids. “O HIV é o vírus que causa a doença chamada Aids, só que para uma pessoa desenvolver essa doença, precisa de cerca de três a cinco anos de evolução com o vírus no organismo, atacando o sistema imunológico. Nesse momento, quando o sistema imunológico já está bastante afetado, denominamos a doença como Aids”, esclarece a professora do curso de Medicina do Centro Universitário UniFG, parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país. A especialista defende a importância da adesão da população à testagem para detecção do HIV, a fim de garantir o diagnóstico precoce e evitar que o vírus se manifeste de forma mais grave, com evolução para a Aids. O teste é oferecido gratuitamente nas Unidades Centrais e Básicas de Saúde e o resultado sai em cerca de 30 minutos.