Bahia, 02 de Janeiro de 2025
Por: Divulgação
25/10/2024 - 06:29:36

A Organização Socioambiental PRÓ-MAR, recebeu na manhã desta quinta-feira (24), a visita de uma comitiva francesa liderada pelo o enviado especial do presidente francês Emmanuel Macron para a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3), o embaixador francês dos Polos e Oceanos, Olivier Polvre d’Avor. Acompanhado do cônsul geral da França em Recife, Serge Gas, do cônsul honorário da França de Salvador, Bernad Greck, da presidente do Instituto Oceanográfico Paul Ricard, Patrícia Ricard, da diretora do Fórum Marítimo Mundial Bizerte, Bym Benzema Bourguiba e do adido de imprensa e comunicação do Consulado da França em Recife, Wislen Muniz Nevoa, o embaixador foi recebido pelo presidente da PRÓ-MAR, James Frood, pelo coordenador Geral do Projeto Mares, Zé Pescador e pelos coordenadores Científico e de Comunicação do projeto, Lucas Lolis e Andressa Amorim. 

Durante a visita, a comitiva assistiu a uma apresentação feita por Zé Pescador, que falou sobre a tecnologia utilizada pela ONG no trabalho de restauração dos recifes de coral da APA da Pinaúnas, localizada em Mar Grande – Ilha de Itaparica, por meio do Projeto Mares, iniciativa apoiada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Logo após, os visitantes seguiram para um mergulho, onde puderam observar de perto os berçários onde estão sendo cultivadas as novas colônias da espécie nativa Millepora Alcicornes. 
“Estou muito impressionado com o que vi. Mergulhei e vi que o sistema que vocês têm aqui é diferente e único e mostra soluções criativas e que é diferente porque vem da comunidade, de pessoas e só depois a academia (cientistas) aprova”, afirmou o embaixador. Para o embaixador o Projeto deu para a ele uma noção de solução. Ele lembra que o Brasil tem um papel muito importante e um potencial enorme para a conservação dos oceanos, não somente pela economia, mas, também, pelo tamanho da sua costa e devido ao grande número de brasileiros que moram próximos à beira mar.

O embaixador destacou ainda que ao retornar para a França discutirá com o presidente Macron ações que possibilitem a criação de uma agenda para intercâmbio de conhecimento. “Já no próximo ano, na UNOC3 nós poderemos criar uma conexão de Nice para Belém, cidade sede da COP 30, e vocês farão parte disso, pois começaram antes e somente depois chegaram os políticos”, destacou Olivier Polvre d’Avor. 
Cônsul da França em Recife, Serge Gas avaliou o trabalho realizado pela ONG como muito importante para o meio ambiente, para o planeta, mas principalmente para a Bahia. Obviamente o consulado da França apoia esse tipo de iniciativa que vai beneficiar não só a região, mas o mundo inteiro. “Levo da experiência que tivemos hoje uma mensagem de esperança de que com iniciativas realizadas por algumas pessoas motivadas podemos mudar o mundo”. 

Acompanhando a visita da delegação francesa ao estado, a Diretora de Política e Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), Luana Ribeiro destacou que a comitiva veio à Bahia conhecer alguns dos projetos socioambientais desenvolvidos pela Sema. “Dentro desses projetos que fazemos de gerencialmente costeiro, quisemos dar visibilidade à parceria que nós temos com a PRÓ-MAR, em um acordo de cooperação técnica e, também, mostrar a eles o projeto BTS Corais”, explica Luana Ribeiro. 
Segundo ela, durante o mergulho foi possível observar o quanto que eles ficaram encantados com o que viram e com o esforço que está sendo feito para a conservação dos corais. “Começamos essa parceria justamente para fomentar esse tipo de trabalho, desenvolver políticas públicas para a conservação dos ecossistemas e dos recifes de corais. E, além disso, o trabalho com as comunidades tradicionais e pesqueiras, que para a gente da Secretaria é muito importante. Então eu acho que a missão foi cumprida com sucesso, os franceses viram a importância da iniciativa, viram o potencial que tem e eles querem apoiar projetos como esse, acredito que dará tudo certo”, avalia Luana. 

Para o presidente da PRÓ-MAR, James Frood, a escolha da ONG para fazer parte das organizações visitadas pelo embaixador francês mostra o amadurecimento da entidade, criada há mais de 25 anos, e a importância do trabalho de uma equipe de especialistas, cada um em suas áreas, para um propósito único que é a conservação dos recifes coralíneos. 

Para Zé Pescador, a visita dos franceses mostra que o trabalho que vem sendo feito está ultrapassando fronteiras, estabelecendo parcerias importantes. “É uma felicidade perceber que nós estamos no caminho certo, que o nosso trabalho contribui para melhorar as condições do clima, a vida dos oceanos, para restaurar os ecossistemas marinhos, os recifes de coral. Isso sinaliza para gente que precisamos trabalhar ainda mais, replicar esse trabalho em outras comunidades da Baía de Todos os Santos e levar essa tecnologia para outras comunidades da pesca e, com isso, assegura que não só a nossa geração, mas as futuras gerações vão poder admirar a beleza dos recifes de coral. Com esse trabalho temos também como resultados a atração da biodiversidade, o sequestro de carbono. Ou seja, é uma iniciativa local que tem benefício global”, destaca o coordenador Geral do Projeto Mares. 

Estiveram presentes na recepção aos franceses o prefeito eleito do município de Vera Cruz, Igor Pinho, e o secretário de Cultura e Turismo, André Reis. “Nós reconhecemos a força que tem a PRÓ-MAR nestes 25 anos de atuação no município de Vera Cruz com um trabalho belíssimo e destacamos que neste novo momento da cidade nós estabelecemos como prioridade a criação de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Cidade Sustentável. Dentro do nosso roteiro trazemos o fortalecimento do ecoturismo, festival específico de Meio Ambiente e trazer para Vera Cruz, município que está situado em uma Área de Proteção Ambiental, tudo o que for necessário para que possamos fortalecer a pauta ambiental. Neste sentido acredito que poderemos dar as mãos com a PRÓ-MAR para progredirmos no âmbito municipal na conservação ambiental”, disse o prefeito eleito.

Veja + Notícias/Geral
VÍRUS HIV

Dezembro Vermelho: Especialista destaca importância da testagem e avanços na prevenção ao HIV
A médica infectologista Vanessa Teixeira explica que estar infectado com o vírus HIV não é a mesma coisa de ter Aids. “O HIV é o vírus que causa a doença chamada Aids, só que para uma pessoa desenvolver essa doença, precisa de cerca de três a cinco anos de evolução com o vírus no organismo, atacando o sistema imunológico. Nesse momento, quando o sistema imunológico já está bastante afetado, denominamos a doença como Aids”, esclarece a professora do curso de Medicina do Centro Universitário UniFG, parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país. A especialista defende a importância da adesão da população à testagem para detecção do HIV, a fim de garantir o diagnóstico precoce e evitar que o vírus se manifeste de forma mais grave, com evolução para a Aids. O teste é oferecido gratuitamente nas Unidades Centrais e Básicas de Saúde e o resultado sai em cerca de 30 minutos.