Eunápolis segue registrando avanços expressivos na área da saúde, conquistando o segundo lugar no ranking do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que avalia o desempenho dos municípios na atenção primária à saúde (APS). Com uma nota de 8,17 no Índice Sintético Final (ISF), a cidade se destaca entre os oito municípios da Costa do Descobrimento, consolidando-se como uma das mais bem avaliadas da Bahia.
A avaliação, referente ao segundo quadrimestre de 2024, engloba áreas essenciais da saúde pública, como saúde da mulher, saúde bucal, pré-natal, saúde da criança, além do acompanhamento de doenças crônicas.
A posição alcançada por Eunápolis reflete a eficiência dos serviços públicos de saúde e o compromisso da gestão em oferecer uma atenção primária humanizada e eficaz, voltada ao bem-estar da população. No início da gestão da prefeita Cordélia Torres, a nota no Previne Brasil era de 4,29. Durante seu mandato, essa avaliação cresceu expressivamente 91%, praticamente dobrando a nota inicial.
“Esse resultado é fruto do nosso esforço diário e contínuo para proporcionar uma saúde humanizada e de qualidade aos cidadãos. Desde o início da nossa gestão, temos investido em serviços que beneficiam a saúde da mulher, das crianças e dos pacientes crônicos, garantindo acesso e acolhimento em todos os níveis da atenção básica”, destacou a prefeita Cordélia Torres. A prefeita também parabenizou todos os profissionais de saúde da Atenção Básica por essa conquista, ressaltando o papel indispensável de cada um na obtenção desse resultado positivo.
Desempenho dos municípios da Costa do Descobrimento:
Itagimirim – 9,92 (31º na Bahia)
Eunápolis – 8,17 (280º)
Itabela – 7,59 (344º)
Guaratinga – 7,41 (358º)
Santa Cruz Cabrália – 7,18 (372º)
Belmonte – 7,07 (377º)
Itapebi – 6,56 (397º)
Porto Seguro – 6,56 (398º)
Além do reconhecimento no Previne Brasil, Eunápolis também recebeu nesta semana o Selo Prata de Boas Práticas pelo combate à transmissão vertical do HIV, concedido pelo Ministério da Saúde. Essa premiação destaca a eficácia de toda a rede de atendimento, incluindo a atenção primária, e reforça o compromisso do município com a prevenção e tratamento de forma integrada. O bom desempenho no Indicador 2 do Previne Brasil, que mede a proporção de gestantes que realizam exames de HIV e sífilis durante o pré-natal, teve impacto direto nessa conquista, evidenciando a importância de uma assistência qualificada desde o início do atendimento.