Bahia, 21 de Dezembro de 2024
Por: Agência Guanabara
11/10/2024 - 07:15:47

No coração da Mata Atlântica, inserida em um terreno de 30 mil m², a Galeria Hugo França, em Trancoso, abre suas portas no dia 12 de outubro, às 18h, para apresentar a primeira exposição individual da artista MIU, residente de Florianópolis. Jardim de Vênus convida o público a uma imersão no universo criativo da artista, que transforma elementos da natureza em seres artísticos, compondo um cenário de profunda beleza e conexão com o meio natural.

MIU, em sua trajetória, nunca havia exposto suas obras ao olhar do grande público, embora sua produção seja vasta.Para a exposição, a artista  traz um conjunto diverso de linguagens e materiais: esculturas de parede em cerâmica e bronze, fotografias, e uma performance ao vivo que irá marcar a abertura da mostra. 

Entre as obras, destacam-se as esculturas em bronze, duas peças monumentais que alcançam 1,20m e 1,60m de altura, evocando a força e a fluidez dos elementos naturais. Já as peças em cerâmica, delicadamente fincadas na areia, parecem emergir como seres vivos, enraizados no solo e, ao mesmo tempo, flutuando. Cada obra reflete um gesto meditativo, onde o tempo e a persistência são impressos na matéria, como uma espécie de diálogo entre a artista e o ambiente que a cerca.

Jardim de Vênus vai além da simples exibição de obras. O espaço se transforma em um jardim cósmico, onde as formas e texturas convidam o espectador a explorar o mistério de cada peça. As fotografias presentes na exposição capturam detalhes do processo criativo, revelando os momentos íntimos em que a forma nasce do contato com a matéria. Conforme o texto curatorial assinado por Marcello Carpes e Gustavo Tirelli, "No manuseio do meio natural, MIU aproxima e transforma mundos. Contudo, como numa via de mão dupla, o contato com a natureza a sensibiliza de volta, alimentando uma reação de tocar e ser tocada, transformar e transformar-se."

Para a abertura, que acontece às 18h, o público poderá assistir ao lançamento de um filme biográfico de 15 minutos, que revela os bastidores do processo artístico de MIU e sua relação com o meio natural. Logo após, às 19h, a performance em areia trará ao público a oportunidade de presenciar a artista em ação, construindo, ao vivo, uma escultura que será integrada ao conjunto expositivo. A noite ainda será marcada pelo lançamento do livro “MIU”, uma coletânea de suas produções mais recentes e de reflexões sobre sua prática artística.

Jardim de Vênus, fica em cartaz na Galeria Hugo França até 20 de fevereiro.

Serviço:

Jardim de Vênus - MIU
Galeria Hugo França - Trancoso
rodovia ba 001 s/n, próximo ao trevo trancoso/caraíva
*Abertura - 12 de outubro de 2024, às 18h. Performance em areia, às 19h.
*exposição - até 20 de fevereiro
*seg–sex 10h–17h. sáb, dom e feriados somente com horário marcado

Sobre MIU

Mineira de nascimento, MIU teve seu primeiro contato com a argila de forma libertadora e instintiva. Essa lembrança a acompanhou até sua entrada na Faculdade Guignard, onde se formou em Artes Plásticas em 2000. Movida pelo desejo de compartilhar essa magia com crianças, formou-se também na Pedagogia Waldorf. Após uma longa pausa, retomou seu caminho na cerâmica escultórica no Colorado Mountain College. A partir daí, buscou novas experiências artísticas em diversos lugares, mas foi em Florianópolis que criou raízes e formou sua família, com o nascimento de seus dois filhos.

Há uma década, construiu seu próprio ateliê e um forno a lenha, uma técnica que já atraía antes mesmo de conhecê-la. Fascinada pelo fogo que lambe e marca as peças, envolve o processo lento e exigente, onde a transformação do barro em cerâmica se torna um rito que eterniza.

Além da cerâmica, MIU, desde a adolescência, faz esculturas na areia das praias, um momento de solitude e aceitação. Suas criações são moldadas ao longo de um dia, com a subida da maré cuidadosamente cronometrada para invadir os caminhos escavados, completando a obra quando a água finalmente leva de volta ao mar. A água lava e leva.

MIU acredita no amor, na beleza, e é na natureza que encontra sua maior fonte de inspiração.

Galeria Hugo França

A galeria Hugo França está sediada em Trancoso no Sul da Bahia, na mesma área onde se encontra o Atelier Hugo França. Na margem da BA 0001 no entroncamento que dá acesso a Trancoso, a 7 Km do centro (quadrado histórico). 

Um projeto de espaço pensado para abrigar exposições temporárias de artistas convidados, e intercâmbio com galerias que queiram expandir sua visibilidade em projetos aqui no sul da Bahia. A galeria foi projetada com um pé direito de 10m e área de 300m2, podendo abrigar obras de grandes dimensões, e seu entorno, gramados com áreas expositivas generosas. 

Trancoso é um dos principais destinos turísticos brasileiro com um fluxo grande de estrangeiros, e um público frequentador de alto nível cultural. A galeria vem agregar ao turismo local um espaço onde possa ser mostrada a produção artística brasileira assim como receber artistas estrangeiros em residências artísticas. 

E nesta área de 30.000m2 de terreno, cercados de Mata Atlântica, é possível conhecer de perto o Atelier Hugo França em visita guiada pelos galpões que abrigam a produção o parque onde ficam o Residuo Florestal e o espaço com as obras acabadas.

Veja + Notícias/Geral
SEGURO DPVAT

Câmara dos Deputados revoga novo seguro DPVAT e limita bloqueio de emendas
Um acordo entre o governo e os deputados resultou na revogação da lei que criou o novo Seguro Obrigatório para a Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT), antigo DPVAT. O governo também aceitou o bloqueio apenas de emendas parlamentares não impositivas, em vez de todas as emendas. Os dois pontos foram aprovados em destaques ao primeiro projeto de lei complementar do pacote de corte de gastos. Na noite de terça-feira (17), os deputados tinham aprovado o texto-base por larga margem, 318 votos a favor (eram necessários 257) e 149 contrários. No entanto, a votação dos destaques tinha ficado para esta quarta-feira (18). O governo fechou o acordo para aprovar os destaques e garantir a continuidade do pacote de revisão de gastos públicos. O projeto segue para o Senado.