Bahia, 19 de Setembro de 2024
Por: Jackson Domiciano
19/09/2024 - 09:31:48

O livro que desvenda a Lenda da Rua Cova da Moça, uma narrativa que mais de 140 anos, passada de boca em boca, em Porto Seguro, de autoria da jornalista e historiadora Rose Marie Galvão já está à venda online e dentro em breve será disponibilizado em livrarias de Porto Seguro, Eunápolis e região. A obra, fruto de uma longa e minuciosa pesquisa, foi lançado no dia 10 de setembro, durante as comemorações que marcaram os 25 anos de instalação ao Campus da Uneb em Eunápolis e os 20 anos de criação do Curso de História.

Rose Marie, natural de Itabuna, também é egressa da Uneb, onde fez uma nova graduação. 

Durante o lançamento do livro ‘Cova da Moça – História do Crime que Virou Lenda’, a autora dividiu a mesa de apresentações e a sessão de autógrafos com os professores Jorge Almeida, da Universidade Federal da Bahia, lançando “Turbulências e Desafios”, e com a professora Ana Maria Estevão, que lançou o autobiográfico “Torre das Guerreiras e outras memórias”.

Após o evento o diretor do Campus XVIII da Uneb, professor Charles Nascimento de Sá, instalou a mesa de debates ‘O papel da historiografia brasileira e das comissões da verdade no combate ao revisionismo histórico, com a professora doutora Virginia Fontes, da Universidade Federal Fluminense.

O livro Cova da Moça

Resultado de uma longa pesquisa, Rose Marie Galvão desvenda o mais antigo processo crime por induzimento ao suicídio que se conhece no Brasil, e discute aspectos significativos do desenvolvimento jurídico, social e cultural de Porto Seguro e da Bahia no final do século XIX. 

Por meio de documentos oficiais, fontes primárias, relatos e narrativas, traz à tona a história real de Josefina, a ‘moça’ da Cova da Moça e todos os fatos que levaram à sua morte. A obra foi prefaciada pelo jornalista e pesquisador Robério Martins e leva assinatura da Editora Mondrongo.

Como forma de preservar a memória local, Rose Marie faz diversas sinapses para que o leitor entenda desde a linguagem jurídica, até mesmo o que levou à morte de Josefina quanto a comoção diante do acontecimento, em uma sociedade patriarcal, mas que se lamentou e pediu justiça. No segundo momento ela aborda a saga do juiz Maximiliano Lopes Chaves para escapar da pena de morte.

Sobre a autora

Rose Marie Galvão é jornalista, historiadora e professora. Natural da Itabuna se define como uma “papa-jaca” radicada em Eunápolis. Trabalhou na Tribuna da Bahia, A Tarde e jornais e sites do sul da Bahia. Atuou no Governo do Estado, Assembleia Legislativa e na assessoria de imprensa de diversas prefeituras baianas. Atualmente é Diretora de Comunicação da Câmara Municipal de Eunápolis.
 

Para adquirir o livro os interessados podem estar acessando o link de compra.

Veja + Notícias/Geral