Bahia, 16 de Setembro de 2024
Por: br.ign.com
07/09/2024 - 07:20:29

Bill Gates comentou sobre suas preocupações à CNBC e, em especial, falou de um problema que considera ainda sem solução. Provavelmente você pensou na inteligência artificial, questões climáticas e econômicas, mas na verdade se trata de algo bem mais evidente no nosso cotidiano: a desinformação.

Ele afirma que este é um dos piores problemas da atualidade e que o mal já estaria feito. Suas ideias seguem basicamente esta linha: não se pode impor restrições, pois isso seria atacar a liberdade de expressão, mas também deve-se fazer algo em relação à disseminação da desinformação, pois os efeitos são muito negativos.

Desinformação vs. liberdade de expressão?

"A desinformação é aquela coisa em que eu meio que tive que dar um chute e dizer: 'OK, nós entregamos esse problema para a geração mais jovem'", disse Gates à CNBC Make It.

Bill Gates conhece os malefícios disso de perto, tanto porque é alvo de inúmeras teorias da conspiração, mas também por um triste episódio em que sua filha, Phoebe Gates, sofreu assédio online incluindo comentários racistas sobre seu namorado.

"Ouvir minha filha falar sobre como ela foi assediada online e como seus amigos passaram por isso muitas vezes trouxe isso à tona de uma forma que eu não tinha pensado antes", disse Gates.

Existe alguma solução?

Bill Gates afirma não ter certeza sobre como impedir a disseminação da desinformação. Ele se mostra bastante relutante à restrições de informações online, pois acredita que isto seria ferir a liberdade de expressão.

Apesar disso, ele concorda que regras deveriam ser estabelecidas. Só não sabe quem ou qual organização deve fazer isso e até onde seriam os limites dessas normas.

Embora existam problemas como as doenças ou a procura de energias limpas, o criador da Microsoft acredita que já existem caminhos mais claros para as soluções, mesmo que sejam difíceis.

O bilionário falará sobre este tema em sua nova série documental da Netflix: What’s Next? The Future With Bill Gates, com estreia prevista para 18 de setembro no serviço de streaming. Serão 5 partes ao todo.

Veja + Notícias/Geral