Na manhã desta segunda-feira, 2 de setembro, a Coluna do Tomás destacou a situação política de Eunápolis, abordando o comportamento de alguns atores políticos locais que têm adotado estratégias desonestas, e retóricas pouco saudáveis. Parece haver uma torcida contrária que, em vez de se empenhar em suas próprias campanhas e propostas, tenta sabotar os adversários, esperando que estes fracassem.
Reafirmamos, como já mencionado anteriormente, que esse tipo de atitude é comum entre aqueles que não possuem propostas sólidas para apresentar aos eleitores. Em vez de investir na construção de uma campanha eficaz, acabam desperdiçando tempo e energia em práticas negativas, semelhantes às de torcedores de pangarés, que torcem para que o cavalo do outro caia.
No caso da eleição em Eunápolis, o candidato a prefeito Robério Oliveira foi alvo constante dessas manobras desonestas. No domingo, seus adversários tentaram disseminar informações falsas nas redes sociais, alegando que Robério estava fora da disputa eleitoral. No entanto, nesta segunda-feira, a Justiça Eleitoral da 203ª Zona Eleitoral, através do juiz Heitor Awi Machado deferiu o pedido de registro de candidatura de Robério Oliveira. Ou seja, ele está oficialmente autorizado a concorrer ao cargo de prefeito.
Agora, seus oponentes terão que se empenhar verdadeiramente, buscar votos e apresentar propostas relevantes, se ainda restarem chances votos para eles.