Bahia, 28 de Abril de 2025
Por: tempo.com
01/08/2024 - 05:53:55

O tempo no Nordeste continua estável na maior parte da região, com predomínio de céu claro, ensolarado, sem muitas nuvens e com registro de um calor acima do normal nesta época do ano.

Apesar da falta de chuva na maior parte do sertão e agreste nordestinos, pancadas de chuva ainda são esperadas mesmo que de maneira pontual, passageira e mal distribuída, algo esperado principalmente nas capitais nordestinas.

Tempo continua muito seco e muito na maior parte do Nordeste, mas capitais podem receber pancadas de chuva nessa virada de julho para agosto. Aliás, o sul da Bahia pode ser atingido por volumes expressivos até o próximo domingo (5).

Com a falta de chuva na maior parte da região por meses, o número de incêndios aumentou significativamente em alguns estados da região. Por exemplo, no Ceará houve um aumento de 37% no número de queimadas comparado ao mesmo período do ano passado, de 1 de janeiro até 29 de julho.

Como fica o tempo na virada do mês

Os próximos dias serão marcados pelo término do mês de julho e o começo de agosto, o que gera uma certa expectativa também quanto a possíveis mudanças de padrão já que a Oscilação Antártica (AAO) está mudando de fase como já foi mencionado em outros artigos da Meteored BR.

Apesar dessa alteração de fase positiva para negativa, o que permite o avanço de ciclones e frentes frias para regiões como o Nordeste, a umidade ainda não deve se espalhar uniformemente. Ou seja, tem previsão de chuva nos próximos dias, mas não para toda a região.

O mapa acima mostra a chuva prevista até o próximo domingo (4) e nota-se que existe uma projeção de umidade sobre a faixa leste do Nordeste, inclusive com volumes significativos como é o caso do sul da Bahia em que são esperados cerca de 50 milímetros.

É importante ressaltar que o maior volume de chuva está previsto para o litoral sul baiano e cidades como Porto Seguro podem ser atingidas até o fim de semana por esse maior acumulado, não se descartando o risco de algum transtorno pontual.

Essa umidade ficará concentrada sobre o sul baiano nesses próximos dias devido ao avanço de uma frente fria bem afastada no Atlântico, mas que apesar de estar longe, conseguirá canalizar ventos úmidos em direção à costa.

Veja + Notícias/Geral