Os conflitos internos na Aldeia Velha localizada no distrito de Arraial D'ajuda, no município de Porto Seguro, extremo sul da Bahia, foram destaques em grandes veículos de comunicação do país neste domingo, 14.
Jornais como Folha.Uol e Terra.com deram notícias sobre o cenário sombrio, e os graves conflitos internos entre famílias pataxós ali instaladas, com ameaças de mortes, brigas, suspeitas de desmatamento, e vendas de imóveis e lotes para pessoas qua não são indígenas.
A Funai informou que tem conhecimento dos conflitos no território pataxó e que já acionou o IBAMA e a Polícia Federal para apurar as denúncias.
A reportagem do agazetabahia ouviu um descendente da tribo pataxós da Barra Velha, este que pediu para não ser identificado por temer por sua vida, denunciou que conflitos também existem naquele aldeia, com a predominância de tráfico de drogas, vendas abertas de lotes para não índios, roubos e todo tipo de criminalidade.
O que observamos ao longo de toda Costa do Descobrimento são notícias sobre vendas de lotes por parte dos índios, invasões de áreas não indígenas e outros fatos suspeitos. Tudo acontece aos olhos das autoridades que ficam impedidas de agirem.
Diante dessa proteção, práticas desordenadas estão tomando conta desta região de forma ousada e até criminosa.