Bahia, 23 de Julho de 2024
Por: O Tempo
10/07/2024 - 05:49:45

Que o Brasil é rico e diverso todo o mundo sabe, nossas terras e mares produzem insumos e alimentos variados com excelência. As formas de preparo desses alimentos seguem práticas com muita história e tradições, essas que foram passadas por gerações e é um patrimônio que precisa ser preservado. Foi baseada nessa visão que surgiu a temática para a segunda edição do Festival Temperos de Cabrália: Sabores que vêm das águas – Culinária de tradição. O evento, que acontece do dia 18 a 24 de julho em Santa Cruz de Cabrália, vai celebrar a riqueza e a potência que vem do rio e do mar.

Realizado pela Abrasel, o festival tem em seu DNA toda a representação história e cultural que construiu parte da identidade nacional e a resistência indígena que contribuiu e ainda contribui fortemente na arte, cultura e culinária local. Para Alex di Pasquale, presidente da Abrasel, o uso dos produtos derivados do mar e do rio são dessa edição, porque Cabrália tem ligação histórica com a cultura e economia de pesca e isso reflete no patrimônio culinário da região. O evento proporcionará uma experiência imersiva e multissensorial aos seus visitantes, cativando todos os sentidos, e principalmente o paladar.

A abertura acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de julho com cozinha-show, cozinha-kids e estruturas de barracas para comercialização de alimentos e bebidas montadas na praça Pedro Álvares Cabral. Uma das convidadas é a chef Kátia Barbosa, que se orgulha em dizer que foi de cozinheira popular à apresentadora de TV. É dela o feito de transformar um dos pratos mais famosos do Brasil, a feijoada, em um dos petiscos mais copiado do país. A chef que começou sua carreira em um pequeno botequim, hoje comanda quatro emprendimentos gastronômicos e participou do reality “Mestre do Sabor”, da TV Globo.

A segunda edição do Festival Temperos de Cabrália terá a participação de 30 estabelecimentos de cinco localidades, além de Santa Cruz de Cabráli, Santo André, Santo Antônio, Guaiú e Coroa Vermelha.

Serviço

O que: 2ª edição do Festival Temperos de Cabrália – Tema “Sabores que vêm das águas: Culinária de Ttradição”
Quando: 18 a 28/7
Onde: Santa Cruz Cabrália (BA)
Informações: Instagram / @temperosdecabralia

Veja + Notícias/Geral