Bahia, 06 de Novembro de 2025
Por: bnews.com
15/06/2024 - 08:07:12

O ex-prefeito de Eunápolis (BA), Neto Guerrieri (Avante), que tenta voltar ao posto em outubro deste ano, deve enfrentar uma verdadeira batalha na Justiça Eleitoral. As contas do ex-gestor foram rejeitadas pela Câmara de Vereadores em 2018, o que, conforme a legislação atual, pode impedir sua candidatura até 2026.

A decisão da Casa Legislativa foi baseada na orientação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que não aprovou as contas do ex-prefeito relativas ao exercício de 2015. Para reverter o cenário, Guerrieri precisará obter uma liminar que anule a decisão da Câmara e o torne elegível perante a Corte Eleitoral, conforme a Lei da Ficha Limpa.

“Ao analisar o conteúdo do parecer prévio do TCM, que foi inclusive mantido pela Câmara de Eunápolis, observei que ele contém elementos que, ao nosso ver, configuram a inelegibilidade da alínea 'g', da Lei Complementar 64/90. Acredito que no período de registro de candidatura, caso Guerrieri mantenha sua postulação, o juízo eleitoral e em seguida o TRE deverão confirmar esse entendimento”, analisou o advogado.

“A oposição, em Eunápolis, se preocupa muito com a situação de Robério e, ao meu ver, deveria cuidar era do problema jurídico de Neto Guerrieri”, alfinetou Adry, que obteve na Justiça, nesta semana, decisão favorável à participação de Robério na corrida eleitoral.

Veja + Notícias/Geral
POLICIA/PRISÃO

Operador financeiro do PCC é preso por lavagem de dinheiro no distrito de Arraial Dajuda
Um homem apontado como um dos principais operadores financeiros do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso, na noite desta quinta-feira (30), em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A região turística é uma das mais visitadas do estado. O suspeito, identificado como Ronaldo Alexandre Vieira, era alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça paulista no âmbito da operação “Off White”, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro ligado à facção criminosa.