Bahia, 16 de Abril de 2024
Por: Agazetabahia
02/04/2024 - 06:23:57

Conforme postagem no site Bahianotícias o município de Santa Cruz Cabrália, localizado na região Costa do Descobrimento,  no extremo sul da Bahia vai receber um investimento estadual de R$ 1,5 bilhão para a construção de um aeroporto internacional na região. A licitação para a estruturação do projeto foi anunciada pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia (Seinfra), na última quinta-feira (28). Como dissemos, o  novo equipamento aeroviário será construído em Santa Cruz Cabrália, município estratégico na região. 

A abertura do processo licitatório, que visa contratação de empresa para a elaboração do anteprojeto de engenharia das obras de implementação do aeroporto, vai ocorrer em 16 de maio, às 09h30, na sede da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Seinfra. 

A Seinfra informou que a escolha da região para receber o equipamento partiu da sobrecarga do Aeroporto de Porto Seguro, que apesar de receber voos internacionais, não suporta maiores ampliações devido à extensão da malha urbana da cidade. Em 2023, Porto Seguro recebeu cerca de 2 milhões de passageiros por meio da malha viária.

Sobre o Novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália, o investimento será de R$ 1,5 bilhão.   A construção de um novo aeroporto na região contribuirá para o desenvolvimento do turismo.

O secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito,  apontou ainda que a realização do leilão para construção e concessão da área está prevista para outubro.

Para comportar o alto fluxo turístico e econômico da região, o Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento terá operações com aviação geral e regular, com oferta de voos fixos. O equipamento deve contar ainda com uma pista de pouso e decolagem com 3.000 m de comprimento por 45 m de largura, tamanho similar ao Aeroporto Internacional de Salvador, além 300 m² para o terminal de passageiros.

Veja + Notícias/Geral