Bahia, 16 de Abril de 2024
Por: Agazetabahia
29/02/2024 - 06:35:47

Nos últimos dias o aparecimento das viroses nos municípios da Costa do Descobrimento, especificamente, tem se alastrado de forma inesperada, deixando os setores da saúde pública em estado de alerta. Hospitais e postos de saúde estão diariamente abarrotados de pacientes crianças, jovens e adultos.

A situação está se agravando. Em quase todas as casas existem casos de diarréia, gripe, COVID e dengue.
A população vive agora, uma situação de calamidade. 
Por outro lado, não existem manifestações claras por parte das autoridades.

A COVID-19, influenza H1N1 e dengue e gripes, são doenças que, cada uma na sua intensidade e modo, trazem grandes desafios e preocupações para a saúde. 

A maioria das viroses apresentam sintomas iniciais muito característicos, como dor de cabeça, mal-estar, indisposição, falta de apetite, podendo ter ou não febre e diarreia. Depois desse período inicial, é que o quadro clínico vai se diferenciado com sintomas específicos.

Sintomas como dores nas articulações e a cefaleia retrorbitária (dor atrás dos olhos) podem diferenciar a dengue de outras viroses. Já em relação ao vírus da Covid-19, devido às vacinas, os sintomas estão bem mais brandos, como um resfriado.

Já as gastroenterites, por se tratar de uma inflamação no estômago e intestino, geralmente provocada por bactérias ou vírus, como o conhecido rotavírus é esperado sintomas gastrointestinais, como vômito, falta de apetite e diarreia.

O diagnóstico diferencial e o acompanhamento médico do quadro é essencial para o tratamento correto da possível doença.

Foto: Casos de gripe, H1N1, dengue, diarréia, febre, tosse e outras viroses pipocam na região.

Veja + Notícias/Geral