Bahia, 02 de Março de 2024
Por: FleishmanHillard Brasil
29/11/2023 - 06:14:42

A chegada do verão é marcada pelo registro das altas temperaturas. O calor intenso durante esse período, acelera a transpiração do nosso corpo, o que aumenta a sudorese e consequentemente leva a uma perda significativa de água. Desta forma, é essencial redobrar os cuidados com a pele e o corpo, para que permaneçam saudáveis.

“Investir em uma boa alimentação e na ingestão de suplementos alimentares são medidas que auxiliam na redução dos fluidos corporais e inchaços, além de ajudar a garantir uma pele mais saudável”, explica Mayara Stankevicius, nutricionista da Vitamine-se, marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos de alta qualidade para oferecer nutrição personalizada para cada pessoa.

É importante reforçar o consumo hídrico maior do que o costume, para evitar a desidratação. Uma dica é sempre andar com uma garrafa de água na mão para garantir que a ingestão de líquidos aumente. Comer alimentos como melão, melancia e pepino, que são ricos em água, além de nutrientes, também colabora para a hidratação eficaz.

Sabemos que nesse período, ainda pode ocorrer um inchaço maior no corpo por diversos motivos, como a retenção de líquidos, exposição ao sol, desidratação, mudança de hábitos alimentares, entre outros. Desta forma, é aconselhado o consumo de alimentos mais leves, como saladas coloridas, proteínas magras e frutas secas, que ajudam a evitar a sensação de estufamento e manter a impressão de leveza durante o dia. Saiba mais sobre a importância do consumo de suplementos alimentares:

●    Magnésio: possui papel importante na regulação dos fluidos corporais, auxiliando na diminuição da retenção de água;

●    Cromo: potencializa a ação da insulina, melhorando o aproveitamento da glicose e colabora para que ela não acumule gordura no corpo;

●    Cúrcuma: é composto por propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que contribuem para a redução do inchaço.

Cuidados com o corpo e a pele

Nos cuidados com o corpo, também devemos ter atenção com a pele, uma vez que a falta de proteção durante a exposição solar é perigosa e prejudicial à saúde. Muitas vezes, a utilização do protetor solar é feita de maneira equivocada, com fator de proteção baixo ou aplicações somente uma vez por dia, esquecendo de proteger os olhos e os lábios.

Para garantir maior proteção e cuidado com a pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que o filtro solar tenha uma proteção maior do que 30. É importante também repassar o produto algumas vezes por dia para evitar queimaduras solares, já que ele sai facilmente por conta do suor e ao entrar em contato com a água (seja ela do mar, piscinas ou duchas).

“O uso de óculos de sol para a proteção contra os raios UVB que agridem os olhos, bonés e chapéus, que protegem o rosto e o cabelo, além de protetores labiais com filtro solar também são medidas recomendadas. Após o banho, é indicado o uso diário de cremes hidratantes para proteger a pele após os momentos de exposição solar”, afirma Mayara.

Também é fundamental lembrar que o melhor horário para se tomar sol e garantir a dose diária de Vitamina D é antes das 10h e após às 16h, evitando sempre o período entre esses horários, que possui maior incidência de raios solares. Vale lembrar que alguns suplementos também auxiliam na garantia de uma pele mais saudável, como por exemplo:

●    Ácido Hialurônico: mantém viva as fibras do colágeno que dão sustentação e estimulam a produção de colágeno, além de auxiliar na hidratação da pele;

●    MSM: possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a reduzir a vermelhidão e a inflamação da pele. Considerado um dos blocos de construção do colágeno é uma proteína essencial para a elasticidade e firmeza da pele;

●    Astaxantina: reduz radicais livres e auxilia na elasticidade da pele;

●    Colágeno VERISOL: combate aos sinais de envelhecimento, suavizando a formação de rugas, e promove o aumento da elasticidade da pele;

●    Colágeno GENU-IN: composto por nova tecnologia, reativa a produção de colágeno pelas células do corpo que estavam em repouso (o que ocorre naturalmente com o tempo). É utilizado onde o corpo mais precisa, seja na pele, nos músculos, nas articulações e nas cartilagens.

“Para aproveitar com saúde a estação mais quente do ano, vale considerar todas essas dicas e investir em medidas de proteção, aliada à alimentação saudável e consumo de água adequado”, relembra Mayara.

Veja + Notícias/Geral