Bahia, 19 de Maio de 2024
Por: Ascom
27/09/2023 - 05:57:29

O Festival de Cinema de Trancoso chega à 6ª edição, com exibições sediadas na Igreja Histórica e no Vale do Quadrado, ambos situados na área nobre da vila, trazem o tema ‘Regeneração do Planeta’. O evento tem a curadoria de Flávia Barbalho e Zeca Brito, com patrocínio da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Turismo. Sua abertura está marcada para 26 de setembro e encerramento no dia 29.

As exibições itinerantes extras seguirão em Arraial d'Ajuda, no dia 7/10, e em Caraíva, em 14/10, onde sessões especiais homenagearão o ator Marcelo Faria, que estará no distrito para receber o Troféu Pataxó em seu nome, estendido à sua família de cineastas.
O 3º Circuito Gastronômico de Cinema, sucesso em edições anteriores, está marcado para o período de 22/9, antes do início do festival, e vai até 31/10, paralelamente às exibições de cinema, restaurantes selecionados apresentam pratos criados e inspirados em temas cinematográficos. Este circuito chegou a outros distritos, abrangendo Porto Seguro, Caraíva, Espelho, Arraial D`Ajuda, Itaporanga e Vale Verde. Interessados devem ler o regulamento e realizar inscrição pelo site do Festival até o dia 30/08/2023.

"A cada edição, o Festival de Cinema de Trancoso se consolida como um evento imperdível, enriquecendo nossa cultura e atraindo olhares para a beleza e criatividade do nosso destino. É um momento de celebrar a arte e promover o intercâmbio cultural, fortalecendo nosso turismo”, destaca o vice-prefeito e sec. de Turismo, Paulinho Toa Toa, Secretário de Turismo. "Apoiamos o Festival de Cinema de Trancoso porque acreditamos no poder da cultura para impulsionar o turismo. Esperamos que esse evento não apenas encante o público, mas também projete Porto Seguro como um destino culturalmente rico, atraindo mais visitantes e fortalecendo nossa economia a longo prazo", destaca o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal.

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS

O Festival de Cinema de Trancoso vai estrear da 1ª Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, com comissão de seleção e júri composto por Thiago Lacerda, Tânia Montoro, Rodrigo Brant, Luca Grivet, Alethea Costa, Maria Luiza Grobério e Gustavo TJ. 
Na busca em elevar as experiências e oportunidades, visando fomentar o segmento e estreitar o contato com grandes players, o painel "Mercado Audiovisual Trancoso" será um espaço para Masterclass, com Rodadas de Negócios através de projetos pré-inscritos pelo site, na presença de atores, produtores nacionais e internacionais, além de marcas como Canal Brasil, Amazon Studios e O2 Filmes. 

TROFÉU PATAXÓ E HONRARIAS

A entrega do "Troféu Pataxó", com Menções Honrosas serão confiadas a profissionais como Wagner de Assis (diretor de filmes espiritualistas como “Nosso Lar”, “Kardec”, “Chico para Sempre”) e Andrea Barata Ribeiro (produtora de filmes premiados como "Cidade de Deus, "Ensaio Sobre a Cegueira", "Marighella", “Xingu”, além da aclamada série "Manhãs de Setembro". 
Importantes menções serão feitas a Paula Mordente e Javier Domingo, pelo reconhecimento de seus trabalhos na originalidade audiovisual, além de contar com a presença internacional de Niv Fichman, um dos maiores produtores de cinema do mundo e vencedor do Oscar pelo longa "Red Violin", que também receberá Menção Honrosa por sua carreira. 

A renomada Chef Morena Leite integra o nome na lista de honra, já na categoria de gastronomia, pelo conceito de regeneração do corpo, além da homenagem especial aos 25 anos no Canal Brasil na cerimônia de encerramento. As entregas serão realizadas após a cerimônia indígena Pataxó AWE da Lua Cheia no primeiro dia de evento. 

Veja + Notícias/Geral