Bahia, 19 de Maio de 2024
Por: Agazetabahia
25/09/2023 - 07:15:56

O município de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, tem um dos distritos mais abandonados da Costa do Descobrimento. A localidade denominada de Santo Antônio, é muito antiga e fica situada na Orla Norte da cidade, logo depois da travessia da balsa.

Reduto de antigos moradores, Santo Antônio vive momentos críticos sob a gestão do prefeito Agnelo Santos. As reclamações partem de todos os moradores que penam sob um descaso de anos, sem água potável de qualidade, sem médico, sem pavimentação nenhuma, sem área de lazer e sem esgotamento sanitário.
A água é um problema antigo, mesmo depois de vários protestos por parte da população, o descaso ainda perdura. A saúde pública é outra grande cobrança das mães de famílias. O único médico que atende no posto de saúde, só vai ali três vezes por semana.

Ruas esburacadas cobertas de entulhos é muito peculiar nos quatro cantos de Santo Antônio. Os moradores convivem com este estado deplorável há anos. O prefeito Agnelo Santos quase não pisa seus pés no distrito. Ultimamente desapareceu.
A principal avenida de Santo Antônio que é a rodovia BA 001 é uma vergonha. Lixo, resto de material de construção e entulhos fazem parte do panorama local, por onde passam milhares de turistas todos os anos.

Jovens e adolescentes vivem sem lazer. A única praça nas proximidades do posto de saúde está abandonada e coberta de mato. 
A população local cansou da gestão de Agnelo. Mesmo reclamando e cobrando por intervenções do poder público municipal, a Prefeitura fecha os olhos.
Esta situação não é diferente das localidades de Santo André e de Guiau, onde a população já perdeu as esperanças.

Veja o vídeo:

Veja + Notícias/Geral