Bahia, 20 de Abril de 2024
Por: Ascom
24/05/2023 - 06:36:04

No próximo dia 1º de junho, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vai completar 40 anos de muitas histórias, desafios e conquistas. Cada passo dado nessa trajetória é fruto de luta coletiva por uma educação superior pública, gratuita, democrática e inclusiva.

Para celebrar a data, a UNEB preparou uma extensa programação, gratuita e aberta a toda a comunidade, nos campi da capital e do interior, com eventos solenes, feira de serviços, São João beneficente, além de premiação que irá laurear todos e todas que atuaram com dedicação e empenho pelo crescimento e consolidação da nossa universidade, a partir do desenvolvimento científico e econômico dos territórios baianos.

“Vamos comemorar quatro décadas de histórias e conquistas da UNEB para a produção científica e para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da Bahia. Somos a maior instituição pública de ensino superior do estado, presente em todas as regiões. Vamos juntas e juntos celebrar a potência desta universidade múltipla, diversa e que preza pelo respeito à sociedade baiana”, destacou a reitora Adriana Marmori.

A vice-reitora Dayse Lago ressaltou que a celebração do aniversário da universidade é uma comemoração também do fortalecimento da educação superior no estado. “A UNEB é uma instituição consagrada à produção da ciência em prol do desenvolvimento de pessoas e dos territórios baianos. Vamos celebrar 40 anos desta universidade que atua na defesa e na consolidação do ensino superior público, gratuito, inclusivo e de qualidade“.

A ampla programação será aberta no dia 1º em Salvador, tendo prosseguimento durante o mês de junho tanto na capital quanto nas cidades do interior onde a UNEB atua.

Veja a seguir algumas atividades já agendadas para Salvador.

Manhã – A programação iniciará no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador, onde será realizada, dia 1º de junho, às 9h, uma reunião do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA) que terá como pauta o Recredenciamento da universidade após o processo de avaliação externa.

Em seguida, às 10h30, no mesmo local, será realizado o Evento Solene em Comemoração aos 40 anos. A celebração reunirá toda a comunidade acadêmica da universidade e as suas representações indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, movimento negro, além de autoridades, políticos, lideranças da sociedade civil e parceiros institucionais.

A iniciativa reserva ainda a participação dos indígenas Kariri-Xocó, que farão uma apresentação de Toré, e também da Banda Escola Olodum.

Tarde – A partir das 14h, a Câmara de Vereadores de Salvador promoverá sessão solene em homenagem aos 40 anos da universidade. Estarão presentes no evento gestores, docentes, servidores técnicos e estudantes da

instituição, além de autoridades, lideranças da sociedade civil e parceiros institucionais. A homenagem foi requerida pelo vereador Augusto Vasconcelos.

Noite – No início da noite, às 19h, também no Teatro da universidade, será realizada a entrega do “Prêmio UNEB Agradece”. A honraria será concedida a personalidades civis e políticas que se destacaram pela atuação, construção de parcerias e contribuição para a consolidação da UNEB em todos os 27 territórios de identidade do estado da Bahia. Abertura da cerimônia terá a participação do projeto da universidade Coro Oyá Igbalé.

A premiação, que nesta primeira edição homenageia Edivaldo Boaventura, idealizador e primeiro reitor da universidade, está dividida em quatro categorias (parlamentares, gestores públicos e representantes da sociedade civil, inovação e relevância social, e aposentados).

Celebração dos 40 anos continua ao longo do mês de junho

As comemorações dos 40 anos da UNEB continuarão com extensa programação ao longo do mês de junho. No sábado (3), das 8h às 16h, será promovida a Feira de Serviços “Servir UNEB”, aberta à comunidade, no Campus I da universidade.

A atividade, gratuita e aberta ao público externo, contempla orientações sobre saúde auditiva e vocal, oficina de equilíbrio e práticas integrativas: acupuntura, meditação e massoterapia.

O público contará ainda com orientações sobre saúde do homem, ações de saúde com foco em antirracismo e saúde da população negra, avaliação cardiológica, sala de jogos analógicos e digitais, intervenção em grafite, feira agroecológica e de artesanato.

Oficinas de leitura e escrita, exposição fotográfica, atividades esportivas (futebol, vôlei e caratê), capoeira e roda de samba, demonstração de robótica, além de pula-pula, piscina de bolinhas para as crianças e contação de histórias são mais algumas das atividades que integram a feira.

Na oportunidade, a ação contará com a unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para realização de doação de sangue.

Mais informações: http://www.portal.uneb.br

Veja + Notícias/Geral