Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Ascom/ Veracel Celulose
22/03/2023 - 05:57:35

O Dia Mundial da Água, celebrado na data de hoje, foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de ampliar a discussão sobre a importância desse elemento e sobre os riscos de sua escassez, que se tornam cada dia maiores. Para além da reflexão, a oportunidade incentiva a valorização de exemplos positivos no tratamento dos recursos hídricos.

A Veracel Celulose, empresa localizada na região sul da Bahia, reúne um conjunto de boas práticas com relação ao uso da água, em diferentes etapas de sua produção. Entre essas iniciativas, a empresa realiza, há 16 anos, o monitoramento de microbacias hidrográficas representativas em sua área de atuação. Isso permite avaliar a qualidade do manejo florestal realizado pela Veracel, com a produção de eucaliptos para a produção de celulose, sobre a quantidade e a qualidade da água.

Esse monitoramento é realizado pela equipe técnica da Veracel em parceria com o Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB), um programa cooperativo entre empresas do setor florestal que monitora diversas microbacias localizadas no Brasil e no Uruguai. Desde o início dos mapeamentos, em 2005, os resultados não evidenciaram efeitos significativos aos cursos d’água monitorados, tanto em quantidade, como em qualidade da água. 

O resultado é um ótimo indicador de que o manejo sustentável de florestas da Veracel está ocorrendo de forma efetiva, preservando o solo, prevenindo erosões e respeitando as áreas de preservação. As quatro microbacias monitoradas pela empresa representam 83% das unidades hidrológicas sob influência do manejo de florestas plantadas de eucalipto da Veracel.

“Essa iniciativa da empresa demonstra que, com investimento, é possível aliar a produtividade à proteção ambiental”, afirma Beatriz Gonsalez, Analista de Ecofisiologia e Hidrologia da companhia. “O monitoramento contribui para a produção de florestas de eucalipto equilibradas com a disponibilidade de recursos naturais”, complementa a analista.  “A partir dele, podemos identificar se, em algum momento, o manejo atual deverá sofrer alterações. Isso permite manter a sustentabilidade da produção de florestas em nossa região, considerando possíveis alterações climáticas e mudanças no uso do solo”, destaca Gonsalez.

De maneira indireta, o monitoramento contribui para a preservação da flora e da fauna nativa, pois, a partir dos dados obtidos, é possível assegurar que estão preservados os cursos d’água que fazem parte do ecossistema de diversas espécies.

O trabalho de monitoramento também contempla prevenção. Em parceria com o PROMAB, foi desenvolvido um índice de resiliência hidrológica para sinalizar quais trechos, em toda a extensão de atuação da Veracel, estão sob maior pressão de manejo, em função de características específicas de solo, relevo, ocupação por vegetação nativa e disponibilidade hídrica, por exemplo. “Dessa forma, podemos direcionar ações, de forma antecipada, para esses locais de maior sensibilidade hidrológica. Isso evita que, em condições adversas, o manejo exerça pressão indesejada sobre os recursos hídricos”, complementa a analista.

Redução do uso de água na produção industrial

Como resultado de diferentes iniciativas, o ano de 2022 registrou uma conquista histórica para a produção industrial da Veracel: menor índice médio anual de uso de água de sua história. O valor foi de 20,5 m³/tsa, ou seja, 20,5 metros cúbicos de água por tonelada de celulose produzida. Nos anos anteriores, o melhor resultado havia sido 22,2 m3/tsa. Ao longo dos últimos cinco anos, a empresa reduziu em 18% o uso médio específico de água da fábrica.

Para os anos seguintes, a meta da companhia é reduzir o uso específico de água para valores abaixo de 18 m³/tsa. Entre algumas das medidas já contempladas nos últimos anos, a Veracel passou a trabalhar na automatização de tanques para evitar o transbordo de líquido, além de instalar novos alarmes nos painéis de controle para aprimorar o controle e uso de água, e de implementar ferramentas de gestão online de controle do uso.

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.

Veja + Notícias/Geral