Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: G1
20/03/2023 - 07:08:11

A Polícia Civil desarticulou uma laboratório do tráfico de drogas em Cariacica, Grande Vitória. A operação, realizada no sábado (11), apreendeu 130 quilos de maconha, 2.500 pinos de cocaína, e 31 frascos de fentanil, entorpecente 100 vezes mais forte do que a morfina e que pode ser fatal.

"É uma droga de grande efeito viciante, é uma droga fatal. Nos Estados Unidos, no ano de 2021, mais de 100 mil americanos morreram por conta do uso desse entorpecentes, então nos preocupa principalmente chegando nesse período de carnaval", disse o delegado Tarcísio Otoni.
O delegado titular do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc) disse ainda que, além das drogas, também foram apreendidas 10 camisas que simulavam ser da Polícia Civil.

"Nós temos as nossas camisas oficiais, que são vendidas em empresas credenciadas, mas os traficantes se valem dessa estratégia para cometer ataques à inimigos e até mesmo para roubar drogas de rivais traficantes", disse.

O delegado explicou ainda que o fentanil é um opióide originado da folha da papoula e muito comum no Oriente Médio.

"As investigações apontam, e também dados dados abertos, porque os EUA sofrem muito com esses entorpecentes, que vários países, como o México, importam a matéria prima, que é o citrato de fentanila, para manipular de forma falsificada esses entorpecentes e vender em países consumidores", disse.

Segundo Otoni, o fentanil só pode ser vendido para hospitais, porque também é utilizado em tratamento médico.

Operação

De acordo com a Polícia Civil, a apreensão é um desdobramento de uma operação realizada no dia 19 de janeiro, quando a investigação identificou um laboratório de drogas recém-abandonado no bairro Xúri, em Vila Velha, na Grande Vitória.

Segundo a delegada Larissa Lacerca, neste primeiro momento a equipe identificou utensílios e resquícios de entorpecentes no local e passou a investigar aquela organização criminosa a fim de identificar seus integrantes e para onde esse laboratório tinha migrado.

"No decorrer das investigações, a polícia identificou um local em Ataíde, também em Vila Velha, que funcionava em como centro de distribuição. Em mais uma operação, realizada no dia 10 de fevereiro, foi apreendido cerca de 10 quilos de maconha e deu continuidade às ações. Uma pessoa responsável pelas drogas se evadiu", disse.

Segundo a delegada, no dia 11 de fevereiro, dando continuidade às investigações, a equipe se dirigiu então a um novo local que era usado pela organização criminosa em Duas Bocas, zona rural, onde fez a apreensão de toda a droga.

"No local, a equipe identificou diversas embalagens e fitas, que demonstravam que grande parte das substâncias de entorpecentes já tinham sido tiradas do local e sido distribuídas para traficantes da Grande Vitória", disse.

Veja + Notícias/Geral