Bahia, 18 de Abril de 2024
BANCO CENTRAL

Comissão do Senado deve votar convite a Campos Neto nesta terça-feira
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar, nesta terça-feira (14), um convite ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para que ele fale sobre a atual taxa básica de juros, a Selic, que está em 13,75%. O presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), apresentou o pedido em 17 de fevereiro, antes mesmo de ele ser eleito para comandar a comissão.
Por: CNN Brasil
13/03/2023 - 06:04:47

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar, nesta terça-feira (14), um convite ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para que ele fale sobre a atual taxa básica de juros, a Selic, que está em 13,75%.

O presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), apresentou o pedido em 17 de fevereiro, antes mesmo de ele ser eleito para comandar a comissão.

O principal questionamento dos senadores deve ser sobre o porquê de a atual taxa Selic continuar em 13,75% desde agosto de 2022. Campos Neto ainda pode ser questionado sobre a autonomia do Banco Central, ponto que o governo federal não descarta rever.

Na justificativa para o requerimento, Vanderlan Cardoso afirma que o “atual patamar da taxa básica de juros tem gerado muito debate na área econômica sobre a obrigação do Banco Central em reduzir esse índice”.

A atual taxa Selic tem sido criticada por membros do governo federal, inclusive o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), também já demonstraram insatisfação com a condução da política monetária.

Por se tratar de um convite, Campos Neto não é obrigado a comparecer à comissão. No entanto, nos bastidores, ele tem demonstrado que deve conversar com os senadores, se o convite for confirmado.

Não há previsão de eventual data de ida dele, mas a tendência é que seja após 22 de março, por causa do anúncio da próxima decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) sobre a taxa Selic.

Além do convite a Campos Neto, a CAE também pretende votar projetos e um requerimento de convite para que ex-executivos ligados à Lojas Americanas, entre outros, prestem informações sobre a dívida bilionária da empresa.

Veja + Notícias/Geral