Bahia, 20 de Abril de 2024
PEDRÃO 2023

Ministério Público Federal ajuíza ação para proibir festa do Pedrão na BR-367, no município de Eunápolis
Desconsiderando a importância cultural e econômica que o Pedrão exerce no município de Eunápolis, o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública para que o tradicional festejo não aconteça na BR-367, embora o evento já tenha ocorrido na área em cerca de 15 edições e que, inclusive, leva o nome do evento “Espaço do Pedrão”. O Pedrão é patrimônio cultural do município, o maior evento junino do extremo sul da Bahia, fonte de mais de 5 mil empregos e que faz circular mais de R$ 50 milhões na economia local. Ambulantes, comerciantes e profissionais que atuam no setor de serviços serão os principais prejudicados caso o evento deixe de ser realizado, gerando prejuízos incalculáveis para o setor econômico.
Por: A Gazeta Bahia
19/01/2023 - 06:46:04

Desconsiderando a importância cultural e econômica que o Pedrão exerce no município de Eunápolis, o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública para que o tradicional festejo não aconteça na BR-367, embora o evento já tenha ocorrido na área em cerca de 15 edições e que, inclusive, leva o nome do evento “Espaço do Pedrão”.

O Pedrão é patrimônio cultural do município, o maior evento junino do extremo sul da Bahia, fonte de mais de 5 mil empregos e que faz circular mais de R$ 50 milhões na economia local. Ambulantes, comerciantes e profissionais que atuam no setor de serviços serão os principais prejudicados caso o evento deixe de ser realizado, gerando prejuízos incalculáveis para o setor econômico.

O circuito do Pedrão ocupa um espaço de pouco menos de 01 km da BR 367, e durante todo o período de realização do evento, rotas alternativas de tráfego são divulgadas e sinalizadas para que os necessitam trafegar sentido Porto Seguro x Eunápolis, ou vice-versa, não sejam prejudicados.  Resumindo, o ônus é muito menor que bônus, já que ninguém fica impedido de chegar ao seu destino.

Alocar o evento em outro espaço, demanda tempo e um custo inviável, o que pode levar inclusive, ao cancelamento dos festejos neste ano. A localização estratégica já faz parte da caracterização do Pedrão e garante a visibilidade que a festa, por sua magnitude, necessita para continuar a atrair público de várias partes do Brasil. Porto Seguro é um dos destinos turísticos mais procurados do país, logo, a BR 367 funciona como vitrine para quem segue em direção à cidade vizinha.

A população aguarda ansiosa o desfecho favorável à continuidade do Pedrão, que, por ser destaque nacional no quesito festejo junino, eleva o nome do município e a autoestima do cidadão eunapolitano, gerando entretenimento, riqueza cultural e desenvolvimento para a cidade.

Veja + Notícias/Geral