Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Ascom/ Veracel Celulose
25/11/2022 - 06:57:36

A Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos (APRUNVE), localizada no Sul da Bahia, inaugurou na última quarta-feira (23) um espaço para empacotar os produtos gerados pelo assentamento agrícola e dar mais qualidade à sua produção sustentável da comunidade. Com apoio e investimento da Veracel, indústria de celulose da região, e implementação pela equipe do IPEF/ESALQ, a packing house é uma importante conquista para a comunidade porque oferecerá melhores condições de trabalho, agregará valor aos produtos, reduzirá perdas e desperdícios, além de reduzir custos para a comunidade.

O evento de inauguração contou a presença do Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Veracel, Alexandre Campbell, que destacou que o objetivo da companhia com o apoio é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas e apoiar o desenvolvimento socioeconômico da área de atuação da companhia. 

“A inauguração da packing house representa um marco na parceria entre a Veracel e a APRUNVE, que possibilitará aos agricultores associados incremento de renda com produtos de maior valor agregado. Estamos muito felizes em apoiar a economia sustentável, permitindo que os consumidores da região tenham acesso a produtos de qualidade oriundos de uma agricultura familiar”, complementou Alexandre Campbell.

Com expectativa de retorno financeiro para a comunidade em cerca de dois anos, a iniciativa de apoio da Veracel para a inauguração da estrutura faz parte do Projeto de Assentamentos Agroecológicos da companhia, que vem sendo implementado desde 2013, e beneficia mais de 900 famílias no território. 

Separado por cinco eixos principais, o projeto apoia as comunidades no acesso à terra, acesso ao lote, no preparo das famílias com capacitação em agricultura agroecológica, no fornecimento de estrutura básica para início dos assentamentos e, por fim, apoio na fase de consolidação das iniciativas, em que a comunidade já consegue produzir de forma rentável e expandir seus negócios, como com a criação de locais de beneficiamento ou packing de produtos, como no caso da APRUNVE.

“Com nossa Packing house buscamos uma associação sustentável, socialmente justa e ambientalmente adequada, garantindo o desenvolvimento agrícola com maior escala de produção e circulação de mercadorias, capacitação de jovens e inserção de toda a família na produção rural da comunidade” destaca Ailson Moronari, presidente da associação. “O apoio da Veracel foi e continuará sendo muito importante nesse processo, pois essa estrutura nos ajudará a conquistar mais espaço dentro do mercado consumidor e será um diferencial de competitividade de destaque para nossa comunidade”, finaliza.

Atualmente, a comunidade produz mais de 40 tipos de produtos, como: café, milho, mandioca, banana da terra, banana prata, cupuaçu, limão taiti, laranja, acerola, melancia, tomate, abóbora, aipim, pimentão, jiló, alfaces, coentro, couve, rúcula e demais hortaliças. Cultivados na sua grande maioria, com técnicas de agroecologia.

 Investimentos sociais da Veracel

Acordos e as parcerias como essa celebrada hoje com a APRUNVE, permitem que a Veracel contribua com a comunidade para o alcance de resultados positivos no âmbito da segurança alimentar, do desenvolvimento da agricultura familiar com base na agroecologia e do desenvolvimento rural sustentável na região do Sul da Bahia. 

O apoio da companhia é realizado com investimentos e parcerias com instituições e universidades para que as pessoas dos assentamentos da região recebam capacitação e estrutura para iniciar seus projetos de agroecologia e possam gerar segurança alimentar e renda para as famílias da comunidade. 

A partir de dois grandes acordos celebrados com associações locais, em 2011 e 2018, a empresa implementou um amplo programa de fomento à agricultura familiar com apoio de instituições acadêmicas que asseguram o acesso à terra e beneficiaram cerca de 1,3 mil famílias de pequenos agricultores familiares.

Sobre a Veracel Celulose       

A Veracel Celulose celebra 31 anos de atuação em 2022. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção de 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!

Veja + Notícias/Geral