Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Divulgação
22/11/2022 - 07:29:50

O encerramento da 4ª edição, do Festival Gastronômico Equina do Mundo, que trouxe o tema “O Campo Encontra O Mar” apontando a união entre os frutos do campo e os tesouros do oceano, aconteceu nesta sexta-feira, 18, na Pousada Santo Mar no Alto Mucugê, em Arraial d’Ajuda.

A programação da cerimônia teve a presença do reconhecido Chef Timóteo Domingos, Rei do Cacto. Ele falou sobre seus livros acerca do consumo sustentável, participações em programas de TV e plataformas de Streaming e apresentou um workshop, ensinando uma deliciosa receita com o cacto mandacaru, em homenagem à cultura do homem nordestino do sertão.

Participaram do evento os representantes das instituições organizadoras e parceiros. O presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, Alex Di Pascuale, abriu o evento falando dos mais de 70 pratos e drinks apresentados no festival, restaurantes participantes, união do setor e crescimento. Em seguida, pronunciaram a gerente do Senac, Nanci Costa; gerente do Sebrae, Alex Brito; e a representante da Secretaria de Turismo, Aline Rodrigues, sobre o apoio da Prefeitura, através da pasta de Turismo, com aporte financeiro do FUNDETUR, aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (CMDT).

Também houve momento para exibição de vídeo sobre o período do festival, iniciado em 1º de novembro; depoimentos, entrega de certificados de destaques e de azulejos com a marca do festival, onde a subsecretaria do Litoral Sul, Alessandra Quaresma, participou da homenagem e pronunciou sobre a importância do evento para Arraial d’Ajuda. 

Fomento e valorização

O festival movimenta e dá visibilidade ao destino. Para isso, foram promovidos três eventos de ativação, Festins nos restaurantes Santo Porco, Ousado e Bistrô d’Oliveira; retorno da Vila do Sabor considerada um ponto de encontro dos restaurantes, turistas e moradores. 

Também houve uma grande mobilização dos representantes da produção agroalimentar da cidade, com um estande super movimentado, mostrando quão importante é o turismo gastronômico para a cidade.
Durante o período do festival, importantes chefs passaram pelo circuito, como Flávio Trombino, do Restaurante Xarupi (MG); chefs veganos, Nanda Regis e Tiago Paixão, presentes na cozinha show.

Veja + Notícias/Geral