Bahia, 29 de Novembro de 2022
Por: Ascom/ Veracel Celulose
14/11/2022 - 07:39:41

A primeira aula do Programa de Formação de Mão de Obra Local da Veracel foi realizada nesta quarta-feira (10) no Senai Bahia, na sede em Eunápolis, parceiro da empresa no projeto. O programa dará oportunidade para 40 pessoas, sendo 28 mulheres, se capacitarem nas funções de Operadora de Máquinas Florestais e Mecânica e Mecânico de Máquinas Florestais. Além de formar desenvolver novos profissionais, o projeto promove um alinhamento com os pilares de Diversidade e Inclusão da Veracel, uma vez que para a área de Operação de Máquinas Florestais as vagas são somente para o público feminino. 

“Esse curso mostra a conexão da Veracel com a comunidade da nossa região e como também somos parte da solução. Com a parceria com o Senai e a comunidade interessada, estamos dando o passo além na trajetória de aprendizagem e formação de mulheres e homens, pessoas negras (pretas e pardas). Com a formação adequada, é possível aproveitar as diversas oportunidades de novos negócios e investimentos que estão surgindo no país”, destaca Caio Zanardo, diretor presidente da Veracel.

Foram registradas 623 pessoas interessadas nos cursos. A formação inclui a realização de etapa teórica e prática, essa última, que será feita em formato de estágio presencial na própria Veracel.

Com isso, o momento do estágio será um marco importante para a Veracel, pois será a primeira vez desde 2001, quando a empresa começou sua operação de colheita, que haverá uma turma formada exclusivamente por mulheres na operação de colheita florestal.

“É um processo de aprendizagem muito importante também para a empresa, pois também estamos aprendendo a receber mulheres em uma atividade que é, tradicionalmente, masculina. É um programa especial para a Veracel”, finaliza Dienane Brandão, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Veracel.

Mais informações sobre os cursos

O curso de Operadora de Máquinas Florestais, exclusivo para o público feminino, possui duração de 10 meses e acontecerá de novembro/2022 a setembro/2023. Já a Formação de Mecânica e Mecânico de Máquinas Florestais tem duração de nove meses, de novembro/2022 a agosto/2023.

Sobre a Veracel Celulose       

A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!

Veja + Notícias/Geral