Bahia, 16 de Abril de 2024
Por: Ascom/ 8º Batalhão
15/09/2022 - 15:27:19

Na manhã desta quinta-feira (15/09), Policiais Militares do 8° Batalhão deslocaram para o distrito de Trancoso, em cumprimento a uma ordem judicial, emanada pela autoridade competente, para que fosse reintegrada a área referente às Fazendas Itaquena e Rio dos Frades, ocupada ilegalmente por integrantes do Movimento de Resistência Camponesa (MRC). 

Durante o percurso, as guarnições da PM foram surpreendidas por membros do MRC que realizavam a obstrução da BA-001, nas vias de acesso ao distrito, contrariando o acordo que havia sido formulado durante a reunião de alinhamento e definição do cumprimento da ação, ocorrida anteriormente.

No primeiro momento, os resistentes incendiaram pneus e troncos de árvores, montando uma espécie de barricada na pista. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e realizou a desobstrução, ao tempo em que o grupo de infratores atirava pedras, pedaços de pau, garrafas de vidro e coquetéis molotov contra os Agentes da Lei, obrigando-os a fazer uso da força necessária, para conter a injusta agressão.

Superada esta barreira inicial, os militares se depararam com um segundo foco de resistência, mais à frente. Desta vez, o grupo opositor roubou um caminhão e o atravessou na via, no intuito de impedir a passagem das viaturas. Outrossim, alguns membros do grupo, num ato criminoso, passaram a deflagrar disparos de arma de fogo contra os militares. Novamente, foi necessária uma ação mais enérgica por parte dos policiais, a fim de contornar o obstáculo e fazer cessar o confronto, impelindo os suspeitos à fuga. 

Por fim, as guarnições conseguiram chegar ao local da reintegração de posse, dando início a sua execução, em apoio ao Oficial de Justiça presente.

Veja + Notícias/Geral