Bahia, 06 de Janeiro de 2026
Por: Ascom/ 8º Batalhão
15/09/2022 - 15:27:19

Na manhã desta quinta-feira (15/09), Policiais Militares do 8° Batalhão deslocaram para o distrito de Trancoso, em cumprimento a uma ordem judicial, emanada pela autoridade competente, para que fosse reintegrada a área referente às Fazendas Itaquena e Rio dos Frades, ocupada ilegalmente por integrantes do Movimento de Resistência Camponesa (MRC). 

Durante o percurso, as guarnições da PM foram surpreendidas por membros do MRC que realizavam a obstrução da BA-001, nas vias de acesso ao distrito, contrariando o acordo que havia sido formulado durante a reunião de alinhamento e definição do cumprimento da ação, ocorrida anteriormente.

No primeiro momento, os resistentes incendiaram pneus e troncos de árvores, montando uma espécie de barricada na pista. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e realizou a desobstrução, ao tempo em que o grupo de infratores atirava pedras, pedaços de pau, garrafas de vidro e coquetéis molotov contra os Agentes da Lei, obrigando-os a fazer uso da força necessária, para conter a injusta agressão.

Superada esta barreira inicial, os militares se depararam com um segundo foco de resistência, mais à frente. Desta vez, o grupo opositor roubou um caminhão e o atravessou na via, no intuito de impedir a passagem das viaturas. Outrossim, alguns membros do grupo, num ato criminoso, passaram a deflagrar disparos de arma de fogo contra os militares. Novamente, foi necessária uma ação mais enérgica por parte dos policiais, a fim de contornar o obstáculo e fazer cessar o confronto, impelindo os suspeitos à fuga. 

Por fim, as guarnições conseguiram chegar ao local da reintegração de posse, dando início a sua execução, em apoio ao Oficial de Justiça presente.

Veja + Notícias/Geral
OBRAS / EUNÁPOLIS

Prefeito Robério comemora a chegada da usina asfáltica! Eunápolis terá pavimentação asfáltica nos quatro cantos
A Prefeitura de Eunápolis adquiriu com recursos próprios, moderna usina asfáltica da marca Margui para aumentar a autonomia, reduzir custos de manutenção viária e acelerar obras de pavimentação com asfalto próprio. O modelo de última geração que tem capacidade entre 10-20 e 20-40 ton/h, atenderá nas operações tapa-buracos e pavimentação nas vias públicas da cidade e distritos.