Bahia, 18 de Abril de 2024
Por: Lide Multimidia
15/06/2022 - 05:58:13

Além de continuar com os cuidados para a prevenção da covid-19, gripes e resfriados, com os números de contaminados apresentando crescimento, quem for aproveitar o feriado estendido de Corpus Christi (16) para viajar precisa seguir as recomendações de segurança. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, no mesmo feriado, em 2021, foram aplicadas 35.642 multas de trânsito num universo de 81 mil veículos fiscalizados nas rodovias federais, todas elas relacionadas ao desrespeito às leis de trânsito, segurança e violações como o uso do celular ao volante (350).

A imprudência também marcou o período com o não uso do cinto de segurança (3.588), falta de capacete (1.001) e a ausência da cadeirinha para crianças (461). Também foram realizados três mil testes de alcoolemia, identificando 18,26% de condutores que consumiram álcool antes de dirigir.

Embora seja uma situação de extremo risco, são frequentes os casos de embriaguez ao volante durante os feriados. A maioria das pessoas embriagadas “acredita” que está bem, com reflexos e reações normais. “Conscientização e responsabilidade são medidas que salvam vidas, por isso, precisamos sempre lembrar que o uso de álcool induz as pessoas a fazerem coisas que normalmente não fariam, seja pelo excesso de confiança causado, ou a perda de noção de perigo e do respeito à sua vida e dos demais”, comenta o diretor e especialista em trânsito da Perkons, Luiz Gustavo Campos.

Para os dias chuvosos, a PRF orienta aos motoristas transitar com velocidade moderada, sempre à direita da via, acender os faróis (baixo), manter distância segura do veículo que segue à frente, evitar manobras e freadas bruscas. “O melhor do feriado, dos dias de descanso, é aproveitar com saúde e tranquilidade. Prudência e gentileza precisam ser ingredientes do trânsito sempre; lembre-se deles no feriadão e divirta-se em segurança".

Veja + Notícias/Geral