Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Hilda Rodrigues
27/01/2022 - 08:37:08

Uma das últimas etapas das obras de requalificação da Travessia das Balsas, financiadas pelas empresas responsáveis pelo serviço, o Terminal de Passageiros do Arraial d´Ajuda, quando concluído, irá proporcionar muito mais conforto e segurança aos usuários. Segundo a direção das empresas, falta apenas a autorização formal dos órgãos públicos para serem iniciadas as obras, previstas no TAC (Termo de Acordo e Compromisso), firmado pelas empresas de navegação com o Ministério Público, Prefeitura de Porto Seguro, Câmara de Vereadores, Observatório Social e OAB.

De acordo com Bruno Barbiero, diretor da Rio Buranhém Navegação, o Terminal de Passageiros do Arraial foi  uma das demandas trazidas durante a elaboração do TAC, em 2016, pelos representantes do Observatório Social e moradores do Arraial, que na época escutaram a comunidade de Arraial d´Ajuda e do Litoral Sul, sobre a necessidade de uma estrutura de espera  e uma central de apoio para os passageiros, do outro lado do Rio Buranhém.

“Esse terminal veio como uma necessidade a ser implementada. Com base nisso, na época, a Prefeitura Municipal e nós das empresas concordamos que era realmente necessário. Fizemos então um projeto executivo contemplando todas as demandas informadas pela comunidade e ficou como obrigação das empresas fazer o pagamento do valor referente à desapropriação do imóvel que daria lugar às intervenções, o que já foi feito, e financiar os custos da obra”, conta o empresário.

Acordo cumprido

Segundo ele, o imóvel a ser desapropriado foi avaliado em R$ 347 mil. “Pelo TAC, nós faríamos o depósito desse valor na conta da Prefeitura e a Prefeitura faria o processo de desapropriação dessa área, para que fosse autorizada a emissão da posse e nós das empresas realizássemos a construção do novo terminal. Dessa forma, nos realizamos o depósito previsto no TAC, no final de 2016, início de 2017. E de lá pra cá estamos aguardando a solução desse processo de desapropriação para podermos realizar a construção do terminal”, explica.

Segundo Barbiero, o novo Terminal de Arraial d´Ajuda prevê uma área construída de cerca de 400 m2, cujo investimento na construção será de R$ 1.200.000,  tendo como base um orçamento elaborado pela Prefeitura. O projeto prevê, além do terminal, banheiros masculino e feminino, central de atendimento, sala de espera, estrutura de apoio, com lanchonete e um mirante para o Rio Buranhém. “Todo o processo foi feito de maneira clara e transparente e, durante esse tempo, temos cumprindo todas as nossas atribuições no acordo, sempre investindo para melhorar a qualidade dos nossos serviços,”, salienta o diretor.

Veja + Notícias/Geral