Bahia, 28 de Março de 2024
Por: terrabrasilnoticias.com
25/11/2021 - 13:55:52

A Polícia Federal do Brasil venceu a disputa para o cargo de vice-presidente das Américas para o Comitê Executivo da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). O Delegado Valdecy Urquiza venceu a eleição após derrotar concorrente policial colombiano.

A seleção ocorreu na 89ª Assembleia Geral do órgão, em Istambul. É a primeira vez que um delegado da PF brasileira ocupa o cargo de Vice-Presidente para as Américas.

A vitória inédita do Brasil aconteceu após a votação de 172 delegações credenciadas dos 195 países membros da corporação, um índice de participação recorde no evento.

Em nota, a Polícia Federal disse que a conquista do Brasil reflete “o importante papel da diplomacia brasileira na construção dos apoios internacionais”. No discurso após a vitória, o delegado Urquiza ressaltou a necessidade de uma Interpol “mais democrática, transparente e eficiente”.

“A delegação brasileira, liderada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, e integrada por policiais federais e diplomatas brasileiros, atuou em sucessivos encontros bilaterais em busca da construção de alianças em torno da candidatura brasileira”, destacou a PF em nota.

“A Polícia Federal estará bem posicionada, participando e influenciando em discussões estratégicas e relevantes à segurança global e ao efetivo combate aos crimes transnacionais”, disse o diretor-geral da PF brasileira.

Veja + Notícias/Geral