Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Ascom/ Prefeitura de Itabela
14/10/2021 - 13:24:27

Em janeiro de 2022 devem iniciar a construção da sede da South Star Battery Metals, uma empresa canadense que está se instalando no município de Itabela. O anuncio foi feito na última semana, pelo presidente e CEO da companhia, Richard Pearce, durante uma reunião com o prefeito Luciano Francisqueto e o secretário municipal de Meio Ambiente, Ednardo Morais.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA- A implantação da mineradora representará um investimento de mais 130 milhões no município. Só na primeira fase serão investidos 30 milhões e, segundo o secretário de Meio Ambiente, a implantação da segunda fase já está engatilhada. “Essa implantação representará uma nova fronteira para Itabela com geração de empregos e de impostos. As oportunidades se multiplicarão”, salientou o secretário de Meio Ambiente.   

O presidente e CEO da mineradora informou que diretamente a empresa deverá gerar 55 empregos e que esses números se multiplicam por 13, ao levarmos em consideração as contratações que serão feitas por empresas prestadoras de serviços e fornecedores.

Pearce informou que a mineradora está concluindo os processos burocráticos necessários e que já obtém a licença ambiental municipal e nacional. “Estamos concluindo as questões de financiamentos e, logo depois, iremos mobilizar as empreiteiras. A construção deve estar concluída em 12 meses. A previsão é que em dezembro de 2022 a empresa comece suas atividades comerciais”, salientou Pearce.

O presidente e CEO da mineradora informou que o fato do município de Itabela, assim como outros municípios da região, ter a matéria prima da empresa, o grafite, garantiu a implantação da mineradora e agradeceu a todo apoio que tem recebido da prefeitura na agilização dos processos de licenciamento. “A prefeitura, por meio da secretaria de Meio Ambiente, tem nos dado todo o suporte nas licenças, para que tudo seja feito conforme determina a legislação ambiental”, agradeceu Pearce.

O prefeito Luciano Francisqueto, que desde o início do processo de implantação da empresa no município deu todo o apoio a mineradora, fez questão de destacar a importância de mais essa grande conquista para Itabela. “Continuamos em crescimento social e econômico. A confirmação desse investimento em Itabela é prova disso. É mais uma conquista importante para toda a comunidade local”, concluiu o prefeito.  

PROJETO DE MINERAÇÃO* – Em janeiro de 2022, será lançada a pedra fundamental que dará início a construção da sede da empresa e em 12 meses tenha início as atividades de comerciais.

A South Star Battery Metals irá explorar a mineralização de flocos de grafite. O projeto conta com 13 licenças de exploração aprovadas.

Veja + Notícias/Geral