Bahia, 12 de Junho de 2021
CULTURA

TCA está com inscrições abertas para cursos de iniciação à musica sinfônica até o dia 16
O Teatro Castro Alves (TCA) está com inscrições abertas, até o dia 16 de maio, para o novo ciclo dos cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. São oferecidas 370 vagas. As aulas serão realizadas no ambiente digital e não é necessário ter conhecimento prévio. As inscrições são gratuitas, e o formulário está disponível no site do TCA. Esta é a segunda edição do projeto em 2021, que terá turmas matutinas e noturnas. A iniciativa conta com a parceria do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Por: Ascom/ BA
14/05/2021 - 07:33:11

O Teatro Castro Alves (TCA) está com inscrições abertas, até o dia 16 de maio, para o novo ciclo dos cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. São oferecidas 370 vagas. As aulas serão realizadas no ambiente digital e não é necessário ter conhecimento prévio. As inscrições são gratuitas, e o formulário está disponível no site do TCA.

Esta é a segunda edição do projeto em 2021, que terá turmas matutinas e noturnas. A iniciativa conta com a parceria do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Segundo a diretora artística do TCA, Rose Lima, a iniciativa foi iniciada em 2020 e mais de 700 pessoas já participaram dos cursos oferecidos. “Com esse projeto, temos certeza de que estamos levando a música para dentro da casa das pessoas. Nesta edição, ampliamos a oferta de horários com turmas matutinas e noturnas para atender a demanda das pessoas que nos fizeram essa solicitação. É uma oportunidade para que conheçam a música nas suas mais variadas vertentes”, afirmou.

Estão sendo oferecidos cursos em três modalidades: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h40h; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças-feiras, das 19h às 20h40, e quintas, das 10h às 11h40; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h40.

De acordo com o professor Uibitu Smetak, embora o curso ocorra por meio digital, a dinâmica das aulas é bastante interativa. “Será um curso muito interativo, com a realização de exercícios, e os alunos executam durante o horário da aula. Esse formato tem dado certo desde o ano passado e espero que nossos alunos venham conhecer esse universo rico e fascinante da música sinfônica”, explicou.

O início do curso será marcado com uma aula inaugural no dia 28 de maio, às 10h, com a participação dos três professores, que são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Cada curso possui duas salas semanais que seguirão até o mês de agosto, com um encontro por semana, realizado ao vivo por meio da plataforma Zoom Meeting.

Para garantir a possibilidade de atendimento ao maior número de pessoas, o candidato poderá se inscrever em apenas uma das turmas disponíveis e não serão validadas inscrições de quem já participou de cada curso. Os participantes receberão por e-mail retorno sobre a inscrição até 24 de maio, devendo confirmar o interesse.

Veja + Notícias/Geral