Bahia, 01 de Maio de 2024
PORTO SEGURO

O monumento “Marco do Descobrimento”, que conta a história da colonização brasileira, volta a brilhar
Um importante símbolo de registro da chegada dos portugueses ao Brasil, que fica no Centro Histórico de Porto Seguro (BA), passou por revitalização neste final de semana (27/03), após anos de abandono, devolvendo a beleza ao lugar e o respeito ao patrimônio histórico da cidade e do país. O monumento “Marco padrão de posse do Descobrimento”.
Por: Ascom/ Prefeitura de Porto Seguro
30/03/2021 - 07:22:08

Um importante símbolo de registro da chegada dos portugueses ao Brasil, que fica no Centro Histórico de Porto Seguro (BA), passou por revitalização neste final de semana (27/03), após anos de abandono, devolvendo a beleza ao lugar e o respeito ao patrimônio histórico da cidade e do país. O monumento “Marco padrão de posse do Descobrimento”, que fica em um dos pontos turísticos mais visitados, passou por limpeza técnica, recebeu nova redoma de vidro protetora e iluminação adequada. A recuperação, a pedido dos moradores, foi realizada com o apoio do Prefeito Jânio Natal, do Vice-Prefeito e Secretário de Turismo Paulinho Toa Toa, do Secretário de Trânsito e Serviços Públicos Luciano Alves e da parceria firmada entre a Superintendência da Cultura e o Escritório Técnico do IPHAN local.  

“Estamos muito satisfeitos com a revitalização do ‘Marco do Descobrimento’ que representa nada mais nada menos do que o início da nossa nação, algo de imenso valor histórico e de pertencimento para Porto Seguro”, destacou o Secretário Paulinho Toa Toa.   

Segundo o Administrador do Centro Histórico, Paulo Henrique, este monumento é o registro mais antigo da chegada dos portugueses ao Brasil, do ano de 1503. “Ele é fundamental para a cidade e foi instalado no local onde foram construídas a primeira vila de moradores, a primeira igreja do país e a Casa de Câmara e Cadeia, que tornam, hoje, o espaço um verdadeiro museu aberto do Descobrimento e importante ponto turístico de Porto Seguro”, descreveu Henrique.

Veja + Notícias/Geral