
A qualidade do combustível é um dos itens que mais influencia no consumo e no desempenho de um automóvel, especialmente nos modelos mais recentes, que têm motores que seguem a receita do "downsizing" -- que trabalham mais próximos do "limite", com menor folga entre componentes internos e, em muitos casos, maior taxa de compressão. Isso os submetem a temperaturas maiores e maior formação de resíduos, fatos que exigem lubrificação mais eficiente.
De olho nisso, a Shell lançou nesta quinta-feira (5) no Brasil a nova geração da gasolina aditivada V-Power Nitro+, agora rebatizada e chamada simplesmente de V-Power. A novidade terá divulgação na TV, redes sociais e na rede de 6.000 postos da marca britânica a partir do próximo dia 16 de outubro.
De acordo com a Raízen, companhia licenciada da empresa em nosso país, esta nova gasolina permite remover até 80% da sujeira formada nos bicos injetores após o primeiro abastecimento. Além disso, a fabricante disse que a nova formulação traz 40% mais moléculas de limpeza e maior capacidade de redução no atrito das partes internas -- essa combinação resulta em melhor resposta nas acelerações, deixando o carro mais "esperto", e menor consumo de combustível.