Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Ascom Veracel
20/03/2023 - 15:38:31

Foi concluída a Parada Geral (PG) de 2023 da Veracel Celulose. Durante 19 dias -- desde 1º de março -- a empresa, localizada na região sul da Bahia, interrompeu suas atividades de fábrica para realizar a manutenção e o ajuste preventivo de diversos equipamentos, conforme prevê a NR13 (Norma Regulamentadora), que estabelece a obrigatoriedade na manutenção preventiva das Caldeiras de Recuperação e Vasos de Pressão, entre outras atividades em equipamentos, a cada 15 meses.

A Parada Geral tem como foco a segurança dos processos fabris e, como consequência, a estabilidade da fábrica, sua produtividade, além de melhorias no processo e inovações. A empresa prevê alcançar no segundo semestre a produção histórica de 20 milhões de toneladas de celulose, e a Parada é uma das iniciativas que contribuem para a produtividade industrial.

“Estamos concluindo com sucesso a Parada Geral mais abrangente já realizada na Veracel”, afirma Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel Celulose. “Tivemos uma mobilização enorme, com o maior número de processos já realizados e também com o mais longo período de duração de uma PG. Estamos muito orgulhosos com os resultados desse trabalho, que amplia ainda mais a qualidade da entrega de nossa produção e a segurança para nossas pessoas. A PG faz parte da nossa estratégia de produzir celulose de forma segura, sustentável e competitiva, da Bahia para o mundo”, complementa Zanardo.

A PG de 2023 somou 40 projetos e mais de 2.700 atividades executadas. Aproximadamente 3.100 trabalhadores temporários participaram -- foram 500 contratados a mais, na comparação com o número de trabalhadores da última edição, realizada em 2021. O pico de atuação foi em 8 de março, com 2.957 pessoas trabalhando no mesmo dia. No total, a PG representou mais de 400 mil horas de trabalho.

Veja + Notícias/Geral