Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Ascom/ SSP-BA
17/05/2022 - 06:06:29

O italiano Paolo Razelli, que passou quatro dias desaparecido no sul da Bahia e foi encontrado por equipes do  8º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro), surpreendeu os profissionais da unidade com uma visita para agradecer todo o esforço dos policiais e cães farejadores. Reencontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (16).

Emocionado, o comandante da unidade, tenente-coronel Alexandre Costa, explicou que a visita não estava programada e que a surpresa foi um momento único.

“Por coincidência ele veio em um dia que os policiais que, junto com as K9 Surah e K9 Brunna, o resgataram. Foi um momento muito especial e ver esse reconhecimento, para nós, é muito gratificante”, contou.

O morador de Porto Seguro aproveitou para conhecer o canil do 8º BPM e agradecer, com abraços e brincadeiras, às cadelinhas especialistas em mantrailing (técnica que consiste na busca específica do cheiro de um indivíduo, descartando outros odores).

Relembre o caso

No reencontro com os policiais, Paollo detalhou que não se recorda como tudo aconteceu. Ele foi encontrado pelas equipes bastante desidratado, desorientado e assustado após a família pedir apoio da PM na sua localização.

Após a coleta de dados com amigos e família no intuito de juntar pistas, os policiais seguiram os passos do italiano, com ajuda do faro apurado das cadelas da raça Bloodhound (Cão de São Humberto). Palmilhas de sapato, camisas e o celular do homem foram dados para que as cadelas identificassem o odor de Razelli.

O trabalho de buscas ao desaparecido teve como ponto de partida o local de trabalho, onde foi visto pela última vez. Elas rastrearam o cheiro dele através de locais onde poderia ter passado e levaram a guarnição até um trecho da Praia de Piritinga. Lá, alguns transeuntes  informaram que, realmente, viram o homem andando por ali e seguindo sentido Trancoso.

Após desembarcarem na Praia dos Coqueiros, no distrito de Trancoso, um banhista informou que o italiano teria seguido por um caminho de mata próximo ao Hotel Fasano Resort. As buscas foram reiniciadas até que a cadela Surah apontou a localização dele que, após ser encontrado, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arraial d’Ajuda, passou por cuidados médicos e levado até a família.

Veja + Notícias/Geral