Bahia, 29 de Março de 2024
DESTAQUE NA SAÚDE

SUS do município de Porto Seguro destaca-se em I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), anualmente seleciona os mais exitosos projetos desenvolvidos nos estados, enfatizando as satisfatórias aplicações no SUS. Em 2020, no intuito de disseminar as melhores experiências municipais no enfrentamento ao Coronavírus, considerando as ações implementadas no âmbito da saúde frente à pandemia, o Conasems promove o 1º Congresso Virtual.
Por: Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
28/10/2020 - 11:23:07

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), anualmente seleciona os mais exitosos projetos desenvolvidos nos estados, enfatizando as satisfatórias aplicações no SUS. Em 2020, no intuito de  disseminar as melhores experiências municipais no enfrentamento ao Coronavírus, considerando as ações implementadas no âmbito da saúde frente à pandemia, o Conasems promove o 1º Congresso Virtual.

Reconhecimento SUS de Porto Seguro 

Entre as atividades propostas, ênfase a 1ª Mostra "Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à COVID-19". E mais uma vez Porto Seguro destaca-se em âmbito nacional com dois projetos selecionados.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, parabeniza os profissionais pelas experiências selecionadas e ressalta o desempenho coletivo num tempo de mobilização contra o Coronavírus.

"O SUS de Porto Seguro coleciona vitórias impares, pois temos profissionais, das mais distintas áreas, que atuam coletivamente em prol do melhor para cada cidadão. O reconhecimento nacional com base nas estratégias adaptativas viabilizadas na secretaria de saúde num tempo como este, quando a pandemia atinge o Brasil e o mundo, só mostra o quanto a união faz a força. Agradeço a todos os trabalhadores da secretaria de saúde, porque apesar das adversidades com a COVID-19, o SUS se fortalece com o compromisso de todos, sobretudo de uma equipe responsável e gestão compromissada, como se configura a nossa", afirma.

Trabalhos selecionados

A experiência bem sucedida intitulada "Organização da Atenção Especializada Ambulatorial em Porto Seguro-BA durante a pandemia COVID-19", idealizada por Márcia Alves Quaresma, superintendente de regulação, controle e avaliação, relata de modo documental o trabalho em garantir a continuidade do tratamento de usuários do grupo de risco, com consultas, exames laboratoriais e procedimentos em Porto Seguro-BA

Entre as principais execuções do projeto, a elaboração do plano de ação COVID-19, o fortalecimento da integração com equipes da Atenção Básica para implantar o atendimento especializado ambulatorial itinerante nas Unidades de Saúde e a organização do retorno das atividades especializadas ambulatoriais, durante a pandemia pela COVID-19, de acordo com o cenário epidemiológico e seguindo as recomendações da ANVISA/MS/OMS/SESAB.

Outro relevante trabalho selecionado é de autoria do diretor responsável pelo programa saúde do homem, Márcio Luiz, com a parceria da Rede SUS, voltado as "Estratégias de enfrentamento ao COVID-19, para as pessoas em situação de rua". Com a perspectiva de viabilizar assistência de saúde a esta população, equipes multidisciplinares compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social promovem a identificação dos possíveis sintomáticos respiratórios dando os devidos encaminhamentos para evitar propagação e complicações da Covid 19. Além desta ação, as equipes oferecem assistência aos pacientes.

Veja + Notícias/Geral