Bahia, 18 de Abril de 2024
POLÍTICA

Dilma passa Aécio em duas pesquisas nesta segunda-feira, mas ainda prevalece o empate
O Datafolha divulgou nesta segunda-feira (20) a terceira pesquisa do instituto no segundo turno.
Por: G1 e Band.com.br
21/10/2014 - 20:42:34

O Datafolha divulgou nesta segunda-feira (20) a terceira pesquisa do instituto no segundo turno da corrida para presidente da República. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo.

Segundo o Datafolha, Dilma Rousseff, do PT, aparece, pela primeira vez no segundo turno, numericamente à frente de Aécio Neves, do PSDB, mas os dois seguem empatados tecnicamente.

O nível de confiança é de 95%. Isso significa que se forem realizados cem levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista, que é de dois pontos pra mais ou pra menos. Vamos aos números, com os votos totais.

Dilma Rousseff, do PT, tinha 44% na pesquisa divulgada do dia 9 de outubro. Seis dias depois, o índice passou para 43%. Agora, Dilma está com 46%. Com a margem de erro, tem de 44% a 48%.

Aécio Neves, do PSDB, tinha 46%, Depois, 45%. Agora, Aécio está com 43%. Com a margem de erro, tem de 41% a 45%. Aécio e Dilma estão, portanto, empatados tecnicamente dentro da margem de erro.

Votos brancos e nulos somavam 4%, depois 6%. Agora, são 5%. Os que não souberam ou não responderam eram 6%, 6% novamente. E agora, 6% mais uma vez.

Vamos agora aos números do Datafolha considerando apenas os votos válidos, desprezando os votos brancos, nulos e o percentual de eleitores indecisos. É assim que o Tribunal Superior Eleitoral faz a totalização. Dilma Rousseff, do PT, tinha 49%, 49% de novo. E agora está com 52%. Com a margem de erro, tem de 50% a 54%.

Aécio Neves, do PSDB, tinha 51%. Manteve os 51%. E agora está com 48%. Com a margem de erro, tem de 46% a 50%.

Neste cenário, Aécio e Dilma estão tecnicamente empatados, no limite da margem de erro.

Nova pesquisa Vox Populi

Pesquisa Vox Populi divulgada na noite desta segunda-feira aponta a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, com 46% das intenções de voto – números parecidos com o Datafolha.

Aécio Neves (PSDB) tem 43%. No levantamento anterior, Dilma vencia por 45% a 44%.

Pela margem de erro do instituo, de 2,2% para mais ou para menos, os candidatos estão empatados. O número de brancos e nulos soma 5%. Indecisos também são 5%.

A pesquisa foi divulgada pela TV Record. Foram entrevistados 2 mil eleitores. (informações Band.com.br)

Veja + Notícias/Política