Bahia, 18 de Abril de 2024
SAÚDE

Eunápolis: Campanha Contra HPV terá 2ª dose a partir de 1º de setembro
As adolescentes que receberam a primeira dose da vacina contra o HPV na Campanha Nacional de Vacinação, realizada em Eunápolis pela Secretaria Municipal.
Por: Por: SECOM-PME
30/08/2014 - 18:16:41

As adolescentes que receberam a primeira dose da vacina contra o HPV na Campanha Nacional de Vacinação, realizada em Eunápolis pela Secretaria Municipal de Saúde, devem comparecer à Unidade de Saúde mais próxima, a partir do dia 1º de setembro, para dar continuidade ao processo preventivo e receber a 2ª dose da vacina.

A Campanha, que é realizada em três momentos, com administração de três doses da vacina, sendo indispensável todas elas, tem o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do Câncer de Colo de Útero entre adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos de idade.

De acordo com o Secretário de Saúde, Mário Gontijo, é de suma importância a continuidade da vacinação para que as adolescentes estejam protegidas contra o vírus HPV, principal causador do Câncer de Colo de Útero.

Ainda de acordo com o Secretário, as adolescentes nessa faixa etária que não receberam a 1ª dose ainda podem se prevenir. “Elas devem procurar a Unidade de Saúde de seu bairro e solicitar a 1ª dose, assim como as que já se vacinaram com a primeira dose deverão retornar para garantir a 2ª dose, tão importante quanto a 1ª. A 3ª dose será agendada para 5 anos após a 1ª dose, concluindo assim o processo necessário para imunização das adolescentes eunapolitanas” conta Mario Gontijo.

A Campanha - O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, em 2014 ampliou o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da Vacina Contra O Papilomavírus Humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina previne contra os quatro tipos que mais causam o Câncer de Colo de Útero. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desse público. 

Veja + Notícias/Geral