Bahia, 27 de Abril de 2024
ECONOMIA MUNDIAL

Cenário econômico global: 10 países que serão as maiores economias do mundo até 2040
A economia global atual parece um tanto quanto indecifrável quando vamos analisar em curto prazo. Isso porque temos passados por casos mais recentes de mudanças e impactos significativos no mundo, como: a pandemia, os conflitos mundiais, a exemplo da Rússia e Ucrânia, distribuição na cadeia de abastecimento, cortes no comércio internacional entre outros. No entanto, para muitos especialistas, apesar dos impactos recentes, a economia global parece estar em um período de recuperação, com expectativas de um crescimento global estável de 3,1% até o fim deste ano e de 3,2% em 2025.
Por: meuvalordigital.com
26/03/2024 - 06:26:34

A economia global atual parece um tanto quanto indecifrável quando vamos analisar em curto prazo. Isso porque temos passados por casos mais recentes de mudanças e impactos significativos no mundo, como: a pandemia, os conflitos mundiais, a exemplo da Rússia e Ucrânia, distribuição na cadeia de abastecimento, cortes no comércio internacional entre outros.

No entanto, para muitos especialistas, apesar dos impactos recentes, a economia global parece estar em um período de recuperação, com expectativas de um crescimento global estável de 3,1% até o fim deste ano e de 3,2% em 2025.

Segundo uma importante pesquisa realizada pelo The Goldman Sachs Group, Inc., os anos de maior crescimento econômico global provavelmente já passaram. Ou seja, daqui para frente, a tendência é que não ocorram grandes mudanças, mas sim uma continuidade dos padrões atuais.

Embora a economia global esteja começando a se recuperar, ainda que não seja possível realizar uma análise detalhada de curto prazo, podemos usar as projeções feitas pelo The Goldman Sachs Group, Inc. para identificar quais serão as maiores economias do mundo até 2040.

Em 10º lugar: Brasil

Projetado para alcançar um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente 3,5 trilhões de dólares, o Brasil mostra-se como uma economia promissora. A estimativa populacional para 2040 é de cerca de 230 milhões de habitantes. Esse crescimento econômico pode ser impulsionado pela diversificação da economia brasileira, incluindo o setor de agronegócios, mineração e energia, além de um mercado interno robusto.

Em 9º lugar: Rússia

Espera-se que a Rússia atinja um PIB de 3,7 trilhões de dólares até 2040, com uma população estimada em 137 milhões de pessoas. A economia russa, rica em recursos naturais, especialmente petróleo e gás natural, pode beneficiar-se da expansão de suas indústrias de energia e de uma forte presença no mercado global de commodities.

Em 8º lugar: França

A França, com uma projeção de PIB de 3,9 trilhões de dólares e uma população de aproximadamente 66 milhões em 2040, destaca-se como uma das economias mais estáveis da Europa. O crescimento econômico francês pode ser atribuído à sua economia diversificada, forte setor de serviços e inovações tecnológicas.

Em 7º lugar: Indonésia

Talvez essa seja surpreendente para muitas pessoas. Mas, projetada para ser uma das histórias de sucesso econômico do século 21, a Indonésia deve alcançar um PIB de 4 trilhões de dólares, com uma população estimada em mais de 308 milhões. O rápido crescimento econômico indonésio pode ser impulsionado pelo aumento do consumo interno, expansão do setor industrial e investimento estrangeiro direto.

Em 6º lugar: Reino Unido

Com um PIB previsto de 4,3 trilhões de dólares e uma população de aproximadamente 71 milhões em 2040, o Reino Unido deve manter sua posição como uma das economias mais influentes. O crescimento pode ser sustentado por uma forte indústria de serviços, especialmente em finanças, tecnologia da informação e indústrias criativas.

Em 5º lugar: Japão

Espera-se que o Japão mantenha sua posição como uma das principais economias do mundo, com um PIB projetado de 5,2 trilhões de dólares. Com uma população prevista de 111 milhões, o Japão enfrenta desafios demográficos, como o envelhecimento populacional, que podem influenciar suas políticas econômicas e sociais. A inovação tecnológica e a eficiência na produção, no entanto, devem continuar a ser os pilares do crescimento econômico japonês.

Em 4º lugar: Alemanha

Com um PIB estimado em 5,3 trilhões de dólares e uma população de 81 milhões em 2040, a Alemanha é projetada para continuar como a maior economia da Europa. Suas fortes indústrias de manufatura e exportação, juntamente com um foco crescente em tecnologias sustentáveis e digitalização, são fundamentais para esse crescimento.

Em 3º lugar: Índia

A Índia é prevista para ser uma das histórias de sucesso econômico mais impactantes da história, com um PIB saltando para 13,2 trilhões de dólares e uma população de mais de 1,6 bilhão. Este crescimento extraordinário é impulsionado por uma demografia favorável, urbanização crescente, e reformas econômicas que estimulam o investimento e a inovação. A Índia está se posicionando como um centro global de manufatura e serviços.

Em 2º lugar: Estados Unidos

Com um PIB projetado de 32 trilhões de dólares e uma população estimada em 367 milhões, os Estados Unidos devem ser ultrapassados pela China como a maior economia mundial. Apesar disso, a inovação tecnológica, a liderança em setores de alta tecnologia, e um ambiente de negócios dinâmico sustentam a posição dos EUA como uma potência da econômica global.

Em 1º lugar: China

Projetada para se tornar a maior economia do mundo com um PIB de 34,1 trilhões de dólares e uma população de aproximadamente 1,38 bilhão, a China está se transformando de uma economia baseada na manufatura para uma liderada por serviços e consumo interno. Investimentos maciços em infraestrutura, tecnologia e educação têm sido pilares desse crescimento. Além disso, a China está expandindo sua influência global através de iniciativas como o “Belt and Road”.

Veja + Notícias/Geral